b) Corpúsculos de Mallory. São acúmulos grumosos ou filamentosos eosinófilos no citoplasma de parte dos hepatócitos, constituídos principalmente por citoqueratinas e outras proteínas.
Verificado por especialistas. A febre amarela acomete os hepatócitos da zona média do lóbulo hepático, necrosando o tecido. Assim, o fígado apresenta uma consistência mole e pequenos focos hemorrágicos subcapsulares e parenquimatosos.
A degeneração gordurosa, também conhecida pelas designações de metamorfose gordurosa, esteatose, lipidose, e infiltração gordurosa (COELHO, 2002), é uma doença provocada pelo desequilíbrio entre a captação hepática dos ácidos graxos e sua utilização (AROEIRA, 1998, JONES; HUNT e KING, 2000).
Degeneração hialina caracterizada como um acúmulo de proteínas no interior de células. Quando há um acúmulo de proteína no meio extracelular a alteração é chamada de Amiloidose. Este tipo de degeneração resulta da ação de substâncias irritantes com intensidade moderada.
As doenças mais comuns que atingem o fígado são as hepatites A, B e C, a esteatose hepática (ou gordura no fígado), a hepatopatia alcoólica, o câncer no fígado e a cirrose. Outros exemplos menos frequentes são as doenças que atingem as vias biliares intra-hepáticas e a cirrose biliar primária.