Ordenações significa ordens, decisões ou normas jurídicas avulsas ou as colectâneas que dos mesmos preceitos se elaboraram, ao longo da história do direito português. ... Existe uma colectânea conhecida por Ordenações de D. Duarte, de carácter particular, que compreende leis de D. Afonso II a D.
substantivo feminino Ação ou efeito de ordenar; ordenamento. Arrumação, arranjo, disposição. Codificação de leis e preceitos legais. Cerimônia religiosa na qual se conferem as ordens sacras.
A ordem jurídica portuguesa encontrava-se nas Ordenações do Reino, que compreendiam, primeiro, as Ordenações Afonsinas, depois, as Ordenações Manuelinas e, ao tempo da dominação espanhola, as Ordenações Filipinas.
No mesmo contexto do individualismo político houve o liberalismo econômico, influenciando diretamente a formação moderna do direito português. Neste contexto de transformações surge, em 1867, o primeiro código civil português. Aprovado pela Carta de Lei de 1° de julho de 1867.
Por Código entende-se lei nova sobre vasta matéria jurídica; enquanto por Consolidação, uniformização de um direito preexistente, esparso e fragmentário, como por exemplo, entre nós, a Consolidação das Leis Civis (1858), de Teixeira de Freitas, que abriu o caminho para a codificação do nosso direito civil.
A codificação não só unifica o direito, dando em lei toda matéria jurídica, como, também, a apresenta de forma orgânica, sistemática, em virtude de suas regras observarem princípios gerais informativos do todo. Acaba a codificação com a legislação dispersa. Apresentando, quase sempre, tratamento jurídico novo.
Assim, esse conceito abrange a capacidade de decodificar (uma palavra escrita num som) e de codificar (um som numa palavra escrita). Nesse entendimento, alfabetizar é dar ao aluno os elementos para ele descobrir domo funciona esse código, como decodificar fonemas em grafemas e vice-versa.
A decodificação é o processo no qual o leitor transforma as retas e curvas que compõem as letras em sons oralizados ou numa imagem mental do som. Essa operação seria simples se cada letra fosse pronunciada sempre da mesma forma.
Atualmente, duas estratégias de leitura em inglês se destacam por evidenciar maior eficácia na identificação e compreensão do conteúdo lido. Essas duas metodologias são chamadas de skimming e scanning, e são aplicadas em diferentes situações de acordo com objetivo final do leitor.
Como o a palavra sugere, a técnica de Scanning consiste em um escaneamento, uma varredura do texto em busca de informações objetivas. Essa estratégia de leitura é recomendada para uma leitura mais específica: quando se deseja encontrar um determinado significado, uma palavra-chave, uma informação em particular.