A combustão ocorre quando um combustível reage com oxigênio e produz calor, gás carbônico e água (se for completa) ou monóxido de carbono ou fuligem (se for incompleta).
A combustão se dá de forma incompleta quando não houver oxigênio suficiente para consumir todo o combustível. No caso dos compostos orgânicos que estamos considerando, os produtos da combustão incompleta podem ser monóxido de carbono (CO) e água; ou carbono elementar (C) e água.
A combustão completa de um combustível ocorre através da produção de gás carbônico e água. Lembre-se: Toda equação química tem que estar devidamente balanceada. ... A combustão incompleta ocorre através da produção de monóxido de carbono (CO) ou através de carvão (C-Fuligem) e H2O.
Na combustão completa sempre é formado um (ou mais) moléculas de dióxido de carbono (CO2) e de água (H2O). Na combustão incompleta, por sua vez, formam-se moléculas de monóxido de carbono (CO) e de água (H2O).
Nos motores Flex, todo o tratamento de revestimento das peças que ficam em contato com o combustível foi dimensionado para o etanol hidratado, que em comparação à gasolina tem maior impacto quanto à oxidação.
A queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar, a queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina.
etanol
Também chamado de etanol ou álcool etílico, é produzido por fermentação a partir da cana de açúcar, ou seja, é um combustível não derivado do petróleo, só por isso já leva vantagem: sua queima emite menos gases poluentes na atmosfera.