A radiografia interproximal ou RX bite wing é um exame usado em medicina dentária e que serve essencialmente para observar as coroas dos dentes superiores e inferiores numa só imagem.
Duas técnicas básicas são empregadas neste exame: Bissetriz e Paralelismo, apresentando a última, uma série de vantagens. Tem como objetivo visualizar toda a unidade dentária (coroa, raiz, câmara pulpar e canal radicular), espaço periodontal, lâmina dura, e tecido ósseo circunvizinho.
Técnica Radiográfica Periapical do Paralelismo: TÉCNICA DO PARALELISMO foi idealizada por Weston Price em 1904. É também chamada: Técnica do Cone Longo ou Técnica em Ângulo Reto. ... Estes servem para: posicionar o filme corretamente na boca e para mantê-lo em posição durante a execução da radiografia.
A técnica de Clark consiste em realizar duas radiografias periapicais com diferentes angulações horizontais, sendo uma no sentido orto- radial e outra com deslocamento horizontal do cabeçote de Raio-X no sentido mesio-radial ou disto-radial.
Fotograma ou Raiografia, é uma técnica fotográfica desenvolvida por Man Ray. Na raiografia, são produzidos fotogramas, que são imagens obtidas através do posicionamento de objetos diretamente sobre do papel fotográfico, produzindo um registro direto e único da forma deste objeto, assim como de sua própria sombra.
As quatro etapas são: revelação, fixação, lavagem e secagem. Elas estão discriminadas abaixo, e independem se o processa- mento será realizado de forma manual ou automática.
Os líquidos usados para processar os filmes radiográficos devem manter a temperatura ente 16035 graus, para evitar uma contração excessiva ou um desgarramento da gelatina da base.
5 minutos
Alguns líquidos, após abertos, ficam escuros. ... O líquido em contato com o oxigênio oxida e consequentemente pode escurecer e perder as propriedades de revelação e fixação.
Revelador e fixador (efluentes radiológicos): devem ser descartados em bombonas de plástico rígido, de 10 ou 20L, devidamente identificadas. Nunca na rede de esgoto (Fig. 6).
16. Erro/Causa: - As radiografias com este defeito podemse apresentar amareladas, com manchas escuras (derevelador) e claras (de fixador) e dupla exposição nomesmo filme. O velamento de parte das radiografiaspode ser causado por entrada de luz no local doprocessamento.
Alguns erros que podem ocorrer são: posicionamento inadequado do paciente, utilização de parâmetros técnicos inadequados, não utilização de meio de contraste endovenoso quando necessário, utilização do protocolo de exame errado, utilização dos parâmetros técnicos errados, e etc.
Erro/Causa: - Este tipo de defeito pode ser causado por erros no tempo de exposição, escolha incorreta do filme, aumento da distância foco/filme sem compensação de exposição, processamento incorreto, soluções deterioradas ou vencidas.
Uma convenção é utilizada no posicionamento dos filmes na cavidade oral, auxiliando na montagem das radiografias em cartelas apropriadas. Quando o filme é colocado na boca para a realização da tomada radiográfica, o picote (marca em relevo) do filme deve sempre permanecer voltado para a: A. porção oclusal.
Significado de Picote Tecido grosseiro de lã, usado nos séc. XVII e XVIII. Recorte denteado dos selos postais. Linha de perfurações que, em blocos de papel ou em recibos e outros documentos, permite que se destaque uma parte do conjunto.
Rotineiramente realiza-se o perfil esquerdo, ou seja, com o lado esquerdo em contato com o filme e com entrada do feixe pela direita (figura 5), para não magnificar o coração. O perfil direito é realizado em casos excepcionais, para avaliação de lesões à direita. Figura 5. Radiografia do tórax em perfil esquerdo.
A função dessa lâmina é absorver a radiação secundária e se necessário, identificar ( através de marcas) o posicionamento errado do filme para a incidência; Filme Radiográfico- Encontra-se no interior da embalagem, revestido por um papel preto.
ÉCRAN INTENSIFICADOR DE IMAGEM NA RADIOLOGIA Os écrans, também denominados de telas intensificadoras de imagens, foram desenvolvidos a partir da propriedade dos raio x de fazer fluorecer certos sais metálicos. O que transforma a energia dos raios x em energia luminosa.
O filme radiográfico compreende quatro componentes básicos: Uma base plástica, feita de acetato de celulose claro e transparente que atua como um suporte para a emulsão, mas não influi na imagem final. Uma fina camada de adesivo que fixa a emulsão na base.
FILMES RADIOGRÁFICOS 1. QUANTO À LOCALIZAÇÃO - São classificados em: intrabucais, extrabucais, e dosimétricos.
Também chamado de radiografia, o raio-x é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos.
Aula 4 câmara escura e processamento
Índice
A Câmara Escura foi a primeira grande descoberta da fotografia. ... O princípio da propagação retilínea da luz permite que os raios luminosos que atingem o objeto e passem pelo orifício da câmara sejam projetados no anteparo fotossensível na parede paralela ao orifício.
11 ILUMINAÇÃO DA CÂMARA ESCURA NO TETO DA CÂMARA ESCURA SERÁ COLOCADA UMA LÂMPADA BRANCA DE 15WATTS,COM UM FILTRO DE LUZ DA COR AMBAR, OS NÚMEROS DAS LÂMPADAS VARIAM COM O TAMANHO D A CÂMARA ESCURA, A DISTÂNCIA DA LÂMPADA NÃO DEVE SER INFERIOR A 1,5 M ,POIS OS FILMES EXPOSTOS OU VIRGENS NÃO PODEM FICAR EXPOSTOS AOS ...