A veterinária diz que o cavalo dorme a maior parte do tempo em pé e, ocasionalmente, tira pequenas sonecas durante o dia deitado. ... "É como se as patas travassem, mantendo o cavalo em pé, sem risco de cair durante o sono", explica.
2,9 horasdoméstico
Eles só dormem cerca de três horas por dia e nunca descansam por longos períodos de tempo, embora os potros mais jovens possam dormir mais do que os cavalos adultos. Ao dormir tão pouco, eles geram ciclos de sono espalhados ao longo do dia sob a forma de curtos períodos de descanso.
Por viverem, naturalmente, em savanas, as girafas só conseguem tirar sonecas - dormem em pequenas porções de cinco minutos, totalizando meia hora de sono por dia. Sim, só meia hora! Isso porque dormir nessa posição fofa que mostramos ali as torna mais vulneráveis a predadores.
Reprodução: Gestação de 460 dias, nascendo 1 filhote. Expectativa de Vida em Cativeiro: 33 anos. Status de Conservação (IUCN): Vulnerável. Curiosidades: São animais sociais, que vivem em rebanhos que varia entre 10 e 20 indivíduos.
Apesar disso, as girafas podem se deitar no chão quando estão muito cansadas. Quando fazem isso, elas descansam a cabeça sobre suas costas para ficarem mais confortáveis. Essa maneira de dormir sem se deitar não é exclusiva das girafas.
Girafa (Giraffa camelopardalis) A girafa é um dos animais que dormem pouco. Elas apenas dormem 2 horas por dia, mas em intervalos de apenas 10 minutos que dividem ao longo do dia. Caso as girafas dormissem mais elas se tornariam uma presa fácil para os predadores da savana africana, como os leões e a hienas.
De fato, o cavalo dorme em pé, mas ele também pode se deitar e isso não significa que está doente. Anatomicamente, o equino consegue dormir assim devido aos ligamentos chamados suspensores do boleto. Os ligamentos são capazes de fixar as articulações das pernas, impedindo-as de se dobrarem enquanto está dormindo.
Fêmea: 4 horasAdulto, vaca
As vacas se deitam de 12 a 14 horas por dia, sendo a superfície da cama muito importante. A areia é ideal porque estimula o aumento do tempo de permanência, permite que as vacas façam a transição entre ficar de pé e deitar com facilidade, ajuda a manter as vacas frescas e não promove o crescimento bacteriano.
Os pesquisadores acreditam que baleias e golfinhos descansem com apenas um dos hemisférios do cérebro por vez, mantendo um olho aberto. O comportamento se deve ao fato de que muitas vezes os animais podem precisar subir à superfície para respirar ou evitar predadores durante o sono.
O calor acaba fazendo com que a baleia desidrate. Para que uma baleia sobreviva a um encalhe, é necessária uma rápida remoção. Entretanto, algumas vezes, os danos no corpo do animal são tão grandes que ele não sobreviverá mesmo que volte à água.
A pele das baleias é lisa. Uma espessa camada de gordura sob a pele protege o animal nas águas frias. O corpo em forma de torpedo auxilia sua rápida movimentação na água.
A pele de um golfinho é lisa e suave. Está constantemente a ser substituída. Além disso é extremamente sensível ao tacto e cicatriza com muita facilidade.
A baleia é um mamífero marinho. Respira pelos pulmões, e não por brânquias, como os peixes. Por isso, precisa subir à superfície para pegar oxigênio. Como tem de ficar bastante tempo embaixo d'água, tem grande capacidade pulmonar e outras adaptações que dão mais fôlego ao animal.