A amplitude (A) do movimento corresponde à velocidade de equilíbrio e a posição extrema que é ocupada por um corpo em movimento oscilatório. A amplitude (A) do movimento corresponde à distância entre a posição de equilíbrio e a posição extrema que é ocupada por um corpo sem movimento oscilatório.
Na Física, o movimento harmônico simples (MHS) é uma trajetória que ocorre na oscilação em torno de uma posição de equilíbrio....Segundo a função horária temos os seguintes dados:
A amplitude e a velocidade máxima possuem unidades arbitrárias. A posição e a velocidade estão fora de fase. Como sen(x+ p/2) = cos(x), podemos escrever v = vmax cos(2pt/T + f ) = vmax cos(wt + f ) , onde f = p/2 é a fase da velocidade.
A amplitude é a metade da distância vertical entre um ponto mínimo a um ponto máximo, ou seja: A = (ymax - ymin).
Amplitude: a distância do centro do movimento até o outro extremo. Período: o tempo necessário para que o ciclo de movimento seja concluído.
Período e a distância horizontal entre dois picos sucessivos da “onda” e amplitude e a metade da distância vertical entre dois picos. A Imagem de uma função é o conjunto dos valores que a função assume, ou, em outras palavras, e o con- junto dos valores de y correspondentes aos valores de x.
Período é a distância horizontal entre dois picos sucessivos da “onda” e amplitude é a metade da distância vertical entre dois picos.
função f(x) = tg x No círculo trigonométrico, o sinal da função tangente é positivo quando x pertence ao primeiro e terceiro quadrantes. Já no segundo e quarto quadrantes, o sinal é negativo. Além disso, a função f definida por f(x) = tg x é sempre crescente em todos os quadrantes do círculo trigonométrico.
Conceito muito utilizado nas ciências, a periodicidade possibilita a previsão de acontecimentos ou situação quando analisando o que decorreu no período. ... Cada vez que a situação se repete, se diz que passou 1 período ou ciclo.
Para descobrir o comprimento de onda de uma onda, é preciso dividir sua velocidade pela sua frequência. Sendo assim, a fórmula é: Comprimento de onda = Velocidade da onda/Frequência. O comprimento de onda geralmente é representado pela letra grega lambda, λ.
Em termos matemáticos, diz-se que a fase é dada pelo valor da função e da sua derivada naquele ponto....Equação
Para resolvermos o exercício, basta que o relacionemos com a estrutura da equação horária do MHS. Observe: Ao compararmos as duas equações, percebemos que a amplitude é igual a 0,5 m, a frequência angular é igual a 2π rad/s e a fase inicial é igual a π rad.
Quando duas ondas superpõem-se na mesma região do espaço, ocorre a interferência, que resulta em outra onda com intensidade diferente. Essas variações na intensidade da onda resultante são chamadas de franjas de interferência.