Nesse sentido, a umidade relativa do ar é a quantidade de água presente no ar em relação ao seu ponto de saturação. Assim, quando dizemos que a umidade relativa do ar é de 60%, significa que o ar está com 60% da sua capacidade máxima de água.
A umidade do ar diz respeito à quantidade de vapor de água presente na atmosfera - o que caracteriza se o ar é seco ou úmido - e varia de um dia para o outro. A alta quantidade de vapor de água na atmosfera favorece a ocorrência de chuvas. Já com a umidade do ar baixa, é difícil chover.
A primeira, também chamada de umidade absoluta, é a quantidade total de vapor de água presente na atmosfera. Já a umidade relativa do ar é a quantidade de vapor de água existente até o seu ponto de saturação, ou seja, até a quantidade máxima possível de presença de água no ar antes que ela se precipite.
a) ( ) Quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica (diferença entre a maior e menor temperatura). ... c) ( ) No local quente e com maior umidade do ar, há o aumento do “abafamento”, assim, a sensação térmica é maior do que a temperatura real do ambiente.
A amplitude térmica no deserto é grande(podendo variar de 0ºC a 40ºC no mesmo dia) devido a pouca vegetação existente. O solo dessas áreas é muito arenoso,e isso torna difícil a absorção de calor, logo, são áreas que tendem a esquentar muito rápido, mas acabam por perder rapidamente o calor pelos mesmos fatores.
Clima desértico
A amplitude térmica é grande no deserto porque de dia faz muito calor e de noite muito frio. Como a amplitude é calculada pela diferença entre as temperaturas do dia, dá essa diferença grande!
Isso rola porque, nos desertos, a baixíssima umidade do ar faz com que ele não retenha o calor que incide durante o dia. Com pouco vapor d'água na atmosfera, quase não há formação de nuvens, que ajudam a evitar oscilações de temperatura.
O Deserto do Saara é o mais quente do mundo, decorrente de seu clima hiperárido. Ele apresenta elevada amplitude térmica, uma vez que ocorre diversas variações de temperaturas. Assim, durante o dia as temperaturas podem atingir os 50 °C enquanto à noite podem chegar a -10 °C.
Os desertos são influenciados por climas áridos e semiáridos. Em alguns deles, a temperatura durante o dia pode atingir os 50°C, mas, durante a noite, pode cair para abaixo de zero. Deserto é o nome usado para designar uma região quase desabitada e desprovida de água da chuva ou de rios.
Pergunta: Por que ESFRIA mais ao amanhecer, depois de nascer o sol mesmo tendo geada ? Simples: Quando se inicia a evaporação da umidade existente, há um consumo de calor [energia] o que faz aumentar o FRIO ou seja "diminuir a temperatura". ... O que pode existir é ausência de CALOR.
o subtropical