A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, Gestaltismo ou simplesmente Gestalt é uma teoria da psicologia que considera os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna.
O termo Gestalt, em português, significa forma ou configuração, porém não é muito utilizado em Psicologia por não condizer com seu significado nesta área especificamente. A Psicologia da Gestalt é uma teoria coerente dentro da história da Psicologia.
Os objetos que possuem essas características são classificados como de alta pregnância. Por outro lado, um objeto de baixa pregnância tende a ter uma organização visual complicada e confusa. Sendo assim, é possível afirmar que quanto maior for a pregnância da forma, mais eficiente será a comunicação com o seu receptor.
Princípio 5: Lei da Semelhança Elementos semelhantes em cor ou forma tendem a ser agrupados pelo cérebro em uma só unidade. Isso faz com que objetos aproximados, apenas com uma característica semelhante, se unam aos olhos do leitor. É a quinta lei da Gestalt, a semelhança.
1. O fechamento é a Lei da Gestalt que faz com que nosso cérebro produza contornos e/ou fechamentos que não existem. Este fenômeno é conhecido também como “Fechamento Sensorial da Forma”.