O tratamento pode ser feito com diuréticos e dieta controlada em sódio. Mas, é preciso avaliar os rins, já que eles podem ser prejudicados pela medicação ou mesmo pela alteração na circulação sanguínea causada pela cirrose. Diante disso, outra opção seria drenar o líquido através de punção, com agulha.
A ascite consiste em um acúmulo de líquido (ascítico) que contém proteínas dentro do abdômen. Muitos distúrbios podem causar ascite, mas o mais comum é o aumento da pressão arterial nas veias que levam o sangue para o fígado (hipertensão portal), geralmente devido a cirrose.
O exame físico é pouco sensível para detectar ascite. Geralmente, os pacientes precisam ter aproximadamente 1.
A perda de apetite do paciente com câncer decorre de efeitos colaterais de tratamentos como a quimioterapia, radioterapia, cirurgias no aparelho digestivo, uso de sedativos, entre outros procedimentos que provocam alterações no metabolismo como náuseas, vômitos, fadiga, desequilíbrio psíquico-emocional e depressão.
A perda de peso é comum nas pessoas com câncer e, muitas vezes, o primeiro sinal perceptível da doença. 40% das pessoas apresentam perda de peso inexplicável ao serem diagnosticadas, mais de 80% das pessoas com câncer avançado perdem peso. A perda de peso é mais comum em pessoas com tumores sólidos.