Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “terra entre rios”. Trata-se de uma região desértica localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Nos dias atuais, é território pertencente ao Iraque.
A principal característica da escrita entre os povos da Mesopotâmia, é o fato de (A) a escrita suméria utilizar cada símbolo para representar um som. ... a escrita cuneiforme ser apenas uma versão dos hieróglifos egípcios, que eram muito mais antigos.
Do convívio entre muitas dessas culturas floresceram as sociedades mesopotâmicas. Os povos que ocuparam a Mesopotâmia foram os sumérios, os acádios, os amoritas ou antigos babilônios, os assírios, os elamitas e os caldeus ou neobabilônicos.
Antiguidade. As primeiras cidades desenvolveram-se na Mesopotâmia, mais especificamente, em torno do Rio Eufrates, em torno de 3500 a.C.Estas cidades surgiram inicialmente como vilas no neolítico, como aglomerados mais densamente habitados, como centros comerciais e militares de uma dada localização.
As primeiras civilizações se formaram a partir de quando o homem descobriu a agricultura e passou a ter uma vida mais sedentária, por volta de 4.
Elas apareceram na região da Mesopotâmia (região do atual território do Iraque), nas margens dos rios Tigre e Eufrates. Foram fundadas por pequenos agricultores e pastores de animais que buscavam um bom locar para se fixarem. ... Neste mesmo período também surgiram pequenas cidades as margens do rio Nilo, no Egito.
As aldeias surgiram com a necessidade de moradia das pessoas. Todos iam se mudando para um determinado lugar (próximos uns dos outros) e estabeleciam atividades tais como a criação de animais e a plantação (para poderem se alimentar).