A mácula é uma pequena região no centro da retina, que permite que uma pessoa possa ver detalhes. As células sensíveis à luz da mácula, conhecidas como fotorreceptores, convertem a luz do campo visual em impulsos elétricos e, em seguida, transferem os impulsos para o cérebro através do nervo óptico.
Significado de Mácula [Figurado] Infâmia; em que desonra; cuja reputação foi manchada. [Figurado] Defeito; falta de perfeição; em que há erro, inexatidão, incorreção.
Após a introdução da agulha, uma grande quantidade de anestésico é injetada no olho a ser operado. É quando, segundo o médico, o paciente sente outras partes do rosto, além do olho, paralisadas. Já na modalidade subtenoniana, o procedimento é feito realizando-se uma abertura na conjuntiva do globo ocular.
Aprovado em maio de 2005 para ser vendido no Brasil, só agora a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estabeleceu os preços do remédio: R$ 4.
– Aplicação ou implante intravítreo de corticosteroides: essas drogas possuem um efeito também importante no combate ao edema macular. – Fotocoagulação a laser: Essa forma de tratamento consegue tratar as áreas de isquemia retiniana e também reduzir, de uma maneira menos eficaz que as injeções, o edema macular.
A Trombose Ocular é quando há a formação de um coágulo que impede a circulação de sangue na retina, obstruindo a veia central ou um de seus ramos.
O derrame ocular, ou hiposfagma, é caracterizado pelo rompimento de minúsculos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva, causando uma mancha vermelha de sangue no olho. A conjuntiva é uma fina película transparente que recobre a parte branca dos olhos chamada de esclera.
Em geral, não é uma condição grave e se deve ao “estouro” de pequenos vasos sanguíneos da região. Porém, em outras situações ele inspira cuidados já que, sem a devida atenção, a visão pode ficar permanentemente comprometida.
Um derrame ocular, derrame no olho ou “sangue no olho” pode ocorrer de forma espontânea devido à tosse ou esforço, ser originado por determinadas doenças dos olhos, surgir na sequência de algumas doenças sistémicas como a hipertensão arterial, surgir após a utilização de alguns medicamentos, ocorrer devido a uma lesão ...
É o sangramento na parte interna e posterior do olho. As causas mais comuns de hemorragia vítrea são: trauma ocular, retinopatia diabética, descolamento do vítreo, rotura e/ou descolamento de retina e doenças vasculares da retina que causam crescimento de vasos sanguíneos anormais (neovascularização) dentro do olho.
As causas mais comuns de hemorragia vítrea são: trauma ocular, retinopatia diabética, descolamento do vítreo, rotura e/ou descolamento de retina e doenças vasculares da retina que causam crescimento de vasos sanguíneos anormais (neovascularização) dentro do olho. O diagnóstico é feito através do mapeamento de retina.
As moscas na visão ou moscas volantes são consequência de um processo chamado descolamento do vítreo. Este processo é normal, fisiológico do envelhecimento. Isso acontece pois alguns lugares de onde o vítreo descola da retina têm uma tendências maior a gerar uma opacidade no gel transparente que é o vítreo.
Apesar do nome "vitrectomia" ser aplicado ao tratamento de várias doenças, cada cirurgia de retina necessita de materiais, equipamentos, equipe e, principalmente, uma abordagem ou técnica cirúrgica específica, o que altera significativamente o preço da cirurgia, podendo variar entre 8 e 18 mil reais, ou até mais, ...
A cirurgia dura em média 1 hora e a recuperação pode se estender de 7 a 15 dias, dependendo do caso.
Na cirurgia de vitrectomia, a recuperação pode durar várias semanas. A utilização de colírios (gotas) de antibióticos e anti-inflamatórios deve ser efetuada durante todo o tempo de recuperação (duração de 2 semanas).