Maleabilidade é uma propriedade física dos metais que define sua capacidade de serem martelados, prensados ou enrolados em chapas finas sem quebrar. Em outras palavras, é propriedade de um metal ser deformado sob compressão para assumir uma nova forma.
Já a ligação metálica é estabelecida entre os átomos de um único elemento metálico. Esse tipo de ligação ocorre apenas entre os átomos de um único metal e exclusivamente porque um metal não pode estabelecer ligação química com outro elemento metálico diferente.
Os metais maleáveis são, de uma forma geral, os que têm redução a lâminas delgadas, os que podem ser derretidos, como o ouro, a prata, o ferro, entre outros. O ouro é o metal mais maleável da categoria. Ele não é atacado por nenhum ácido e pode ser encontrado isolado na natureza.
O ouro
Ductilidade - É a capacidade de um material sofrer deformação Ductilidade - É a capacidade de um material sofrer deformação permanente (plástica) quando submetido a um esforço de tração. Um material com pouca ductilidade é denominado de frágil.
Ductilidade é a propriedade que indica o grau de deformação que o material consegue suportar (chamada deformação plástica) até seu total rompimento.
Módulo de resiliência: máxima energia de deformação que um material pode absorver por unidade de volume de material sem ocorrer deformação plástica (inclui todo o regime elástico, e apenas ele). É proporcional à área do gráfico na porção elástica da curva: (LE x deformação)/2.
Módulo de Young ou Módulo de Elasticidade (Y ou E). Basicamente, é a razão entre a tensão aplicada e a deformação sofrida pelo corpo, quando o comportamento é linear, como mostra a equação E=δ/ε, em que: E= Módulo de elasticidade ou módulo de Young (Pascal)
A deformação ou elongação é a medida da variação do comprimento da mola. Nesse sentido, pode ser calculada pela diferença entre o comprimento final e o comprimento inicial da mola. Quando a mola encontra-se em seu tamanho original, livre da ação de forças que a deformem, a elongação é nula.
Obtém-se as tensões dividindo as forças pela área da seção transversal da barra, e a deformação específica dividindo o alongamento pelo comprimento ao longo do qual ocorre deformação.
Deformação específica (ε ) é a relação entre o alongamento total ( l∆ ou δ ) e o comprimento inicial ( 0 l ). porcentagem multiplicando por 100. É uma grandeza vetorial que foi introduzida na resistência dos materiais em 1822, por Augustin Louis Cauchy.
Como calcula deformação da mola?
Epe = K. Δx²/2
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:
Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:
Quanto maior for a Constante Elástica da mola, maior será sua dureza. ), possui sentido oposto ao vetor deformação (vetor força aplicada), isto é, possui sentido oposto à deformação, sendo a força elástica considerada uma força restauradora.
Galera a formula matemática Fel = Kv.
Como se calcula o trabalho de uma força? Para calcularmos o trabalho exercido por uma força constante, é necessário que se multiplique o módulo dessa força pela distância percorrida e pelo cosseno do ângulo que é formado entre a força (F) e a distância (d).
A intensidade da força aplicada a um determinado objeto é o produto entre sua massa e sua aceleração. Podemos representar essa relação através da seguinte fórmula: Força = Massa x Aceleração.