O que a intolerncia ao leite ? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite). O problema é resultado da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase.
Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite?
Na intolerância, o problema está na carência da enzima que digere a lactose, que é um açúcar. Trata-se de uma reação do intestino, portanto. Já a alergia constitui uma resposta do sistema imune a uma proteína do leite de vaca. Esse nutriente, geralmente muito bem-vindo, é visto como um inimigo.
É possível desenvolver intolerância à lactose?
Como vimos anteriormente, a intolerância pode surgir de diferentes formas, mas consiste basicamente na deficiência do nosso corpo em produzir a enzima lactase, e isso pode ocorrer, sim, em qualquer idade; do desmame à vida adulta.
Qual a diferença entre intolerância à lactose e à proteína do leite?
A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite, principalmente à caseína, à beta-lactoglobulina e à alfa-lactoalbumina, já a Intolerância à lactose (IL) é reflexo da má digestão da lactose, que é o açúcar do leite.
Quais os sintomas de quem tem alergia à proteína do leite?
Os sinais e sintomas comuns da alergia a leite podem incluir:
Chiado leve ou tosse.
Vômito.
Erupções cutâneas/brotoejas.
Sintomas digestivos (por exemplo, dores estomacais, diarreia, náusea)
Fezes com sangue (especialmente em bebês)
É possível desenvolver intolerância à lactose na gravidez?
Quando não se consegue produzir lactase suficiente, a lactose permanece no intestino. Isso torna a pessoa intolerante e causa problemas gastrointestinais. Mulheres grávidas podem sentir dor abdominal, inchaço, cólicas e gases após consumir os laticínios de maneira ainda mais intensa.
Como contrair intolerância à lactose?
Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e convertê-las em glucose e galactose. A presença de lactose no organismo se dá por meio da ingestão de leite e seus derivados.
Quanto tempo leva para proteína do leite sair do organismo?
Lembrando que após o início da dieta adequada, demora cerca de quatro dias para que não sejam mais identificados proteínas do leite de vaca e soja ingeridos pela mãe. O leite materno é o mais rico em lactose e sempre vai haver lactose, independente de qualquer dieta materna.