As soluções estudadas em Química são misturas homogêneas (que apresentam uma única fase) de duas ou mais substâncias, sendo que a substância que se dissolve é chamada de soluto e a que dissolve a outra é o solvente.
A diluição de soluções refere-se ao procedimento de adicionar ou retirar parte do solvente de uma solução, modificando, assim, a concentração. As soluções são misturas homogêneas formadas pela adição de um soluto (será dissolvido) em um solvente (dissolverá algo) e são muito comuns em nosso dia a dia.
Diluir significa - 1 Diminuir a concentração de uma solução, adicionando- lhe um líquido conveniente. 2 Misturar com água, desfazer, desmanchar. Dissolver significar - 1 Fazer passar ( uma substância ) para a solução, solver. ... Então a diferença é que diluir significa diminuir e dissolver significa dispensar.
Dissolver: é desfazer substância sólida em meio líquido. Diluir: é misturar uma substância líquida em outra substância líquida.
Solução diluída: a quantidade de soluto é muito pequena em relação à de solvente, sendo assim, a solução se encontra completamente diluída. Solução concentrada: quando a quantidade de soluto é grande em relação à de solvente, ou seja, a solução não se encontra dissolvida.
Concentração de soluções
É importante lembrar que o índice 1 indica que a grandeza se refere ao soluto, índice 2 se refere ao solvente e quando não há índice, trata-se da solução. ... Podemos relacionar esses tipos de concentração das soluções e, dessa forma, chegar a novas fórmulas que podem ser usadas quando conveniente.
Um exemplo de solução é a mistura de água e açúcar, tendo a água como solvente e o açúcar como soluto.
As soluções podem ser classificadas quanto à quantidade de soluto dissolvido. Assim, podem ser de três tipos: saturadas, insaturadas e supersaturadas. ... Solução insaturada: A quantidade de soluto dissolvido ainda não atingiu o coeficiente de solubilidade. Isso significa que pode ser acrescentado mais soluto.
→ Soluções sólidas As soluções sólidas são formadas apenas por solutos e solventes sólidos. No cotidiano, os principais exemplos desse tipo de solução são as ligas metálicas. A medalha a seguir, por exemplo, foi produzida com a liga de bronze, que é uma mistura de aspecto homogêneo formada por estanho e cobre.
Soluções sólidas: ouro 18 quilates, latão e outras ligas metálicas diversas. Soluções líquidas: soro fisiológico, álcool comercial e água com açúcar. Soluções gasosas: ar atmosférico entre outras misturas gasosas de interesse comercial.
Podemos citar como exemplo de solução líquida o álcool, formado pela mistura entre água e álcool etílico, água oxigenada, formado pela junção entre a água e um peróxido e refrigerante.