Na acepção freudiana, felicidade trata-se da realização do programa do princípio de prazer, ou seja, obter prazer e evitar desprazer. Freud mostra que este programa é irrealizável por limitações não só culturais, como também psíquicas.
O mito explica a origem do Universo e dos seres por meio das relações ou rivalidades entre as divindades, enquanto a filosofia como o resultado de causas naturais, racionais e impessoais.
O mito provém do discurso, porém tem a particularidade de carregar duas dimensões lingüísticas: a da língua e da palavra. ... A língua pertence ao domínio de um tempo reversível, refere-se a acontecimentos temporalmente localizáveis, normalmente no passado e segue uma lógica diacrônica .
As lendas são narrativas de origem popular, criadas e transmitidas oralmente. São produções que nascem da imaginação coletiva de um grupo de pessoas ou de um povo. Por meio destas histórias, expressam-se fantasias, medos, dúvidas e incompreensões.
Em resumo, as lendas são narrativas fantasiosas sobre fatos reais. Ou de um modo mais completo, podemos afirmar que as lendas têm um caráter fantástico e misturam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produtos da imaginação aventuresca humana.
Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.
7 Lendas do Folclore brasileiro para todos conhecerem
Lendas do folclore brasileiro São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.