A resistência à mudança é uma forma de desacordo organizacional a um processo de mudança (ou práticas) que os indivíduos consideram desagradáveis, discordantes ou inconvenientes, baseado nas avaliações pessoais e/ou do grupo.
Líderes e empregados que persistem em resistir às mudanças ao longo do tempo criam impactos mensuráveis em uma empresa. A diminuição da produtividade, a insatisfação do cliente e a perda de profissionais valorizados são alguns exemplos.
Robbins (2002, p. 533) Identificou as principais fontes para a resistência organizacional: inercia estrutural, foco limitado da mudança, inércia de grupo, ameaça à especialização, ameaça às relações de poder estabelecidas, ameaça das alocações de recursos estabelecidas.
5 dicas para vencer a resistência à mudança
Como lidar com uma equipe resistente as mudanças
Não tenha medo da mudança
O medo de mudar se refere ao medo do desconhecido e surge da nossa imaginação – imaginar o quanto será difícil a adaptação a este novo... Mas o medo de mudar também surge da falta de imaginação, ou seja de nossa limitada capacidade para perceber o quanto o novo pode ser estimulante e motivador. ...
Os processos de mudança nos causam ansiedade por nos retirarem de nossa zona de conforto, nos lançando muitas vezes na direção de desconhecido. ... Ocorre que as mudanças são uma constante em nossas relações sociais, profissionais e familiares, nos exigindo maturidade e flexibilidade para fazer frente aos novos desafios.
Algumas dicas que podem ajudar a fazer a diferença são:
Algumas técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental como a da exposição e a dessensibilização automática (aproximar-se gradualmente da situação traumática) são eficazes em termos de remissão e eliminação dos sintomas e comportamentos disfuncionais. Esse medo pode ser um sintoma de algo inconsciente.
15 dicas para controlar a ansiedade
Como ressignificar e superar traumas
Dicas práticas para começar o processo de ressignificação em sua vida
Sim, ressignificar é dar um novo significado para algo. ... Mas, na raiz da expressão, ressignificar habita um sentido muito utilizado na psicologia que é “retirar o afeto”. Esse é o segredo para ressignificar o passado, ou melhor, ressignificar pessoas do passado, memórias, experiências, relacionamentos.
São as generalizações que unem nossas experiências, valores, estados internos e expectativas formando a nossa própria realidade.
Assim nascem as crenças limitantes, que são pensamentos, interpretações que você toma como verdadeiros, mas que no fundo são falsas ou pelo menos não são verdades absolutas. Essas crenças impedem a sua vida de se tornar melhor.
Basicamente, as crenças limitantes são opiniões e pensamentos que aceitamos como verdade. E por terem efeito negativo em nossas vidas, elas brecam a nossa capacidade de crescimento pessoal e profissional. Essas crenças acabam prejudicando o nosso dia a dia porque se tornam verdades absolutas em nossas vidas.
Como Mudar o Mindset Financeiro e Eliminar Crenças Limitantes sobre Dinheiro