A cristalização é um processo auto-organizado no qual, após uma nucleação, os elementos dissolvidos formam estruturas que crescem reproduzindo padrões, gerando até, em alguns casos, diversidade (como em quasicristais).
Partícula viral é a estrutura molecular que constitui um vírus. Ela é composta basicamente por ácido nucléico e proteínas, mas adicionalmente podem conter lipídios e carboidratos. O material genético viral é composto por uma ou mais moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA).
Nucleocapsídeo – estrutura onde está o capsídeo; Capsômeros – monômeros que se agregam para constituir os capsídeos; Envelope – membrana rica em lipídios que reveste externamente a partícula viral; Peplômeros – estruturas externas aparentes na superfície, repletas de glicoproteínas e lipídios.
Principais formas e partículas virais. Entre as principais estruturas podemos citar o genoma viral, o capsômero, capsídeo, o envelope viral e os peplômeros. Essas estruturas fazem dos vírus uma entidade capaz de se reproduzir, porém, não podem fazer isso por conta própria.
Tipos de Vírus Adenovírus: formados por DNA, por exemplo o vírus da pneumonia. Retrovírus: formados por RNA, por exemplo o vírus HIV. Arbovírus: transmitidos por insetos, por exemplo o vírus da dengue. Bacteriófagos: vírus que infectam bactérias.
Veja, a seguir, a lista de algumas doenças causada por vírus em humanos:
As principais doenças causadas por vírus são:
A transmissão pode se dar por meio de vetores; em outros casos, de pessoa para pessoa; ou por meio de alimentos, objetos ou instrumentais contaminados. O tratamento dependerá do agente causador e das regiões acometidas.
A febre viral refere-se a uma ampla gama de infecções virais, geralmente caracterizadas por um aumento na temperatura corporal normal. É bastante comum em crianças e idosos devido à baixa imunidade. As pessoas que sofrem dessas infecções também sentem dores no corpo, erupções cutâneas e dor de cabeça.
Há sinais de alerta que podem ajudar na hora de decidir procurar um médico. A persistência dos sintomas, principalmente a febre, pode nortear essa decisão. Habitualmente uma infeção viral dura em média de três dias a uma semana. Se dentro desse período o quadro não melhorar ou piorar, um médico deve ser consultado.