A capacidade produtiva é a quantidade máxima de produtos ou serviços que uma empresa consegue produzir em um determinado período de tempo com os recursos disponíveis.
Capacidade produtiva na análise de investimentos
Para chegar a um resultado, você deve dividir a produção por tempo pelo tempo produtivo. Veja um exemplo para ficar mais claro: Digamos que o resultado da produção por tempo de uma empresa seja 100 unidades/hora. Este número deve ser multiplicado por 8 horas por dia (tempo produtivo).
Como usar toda a capacidade produtiva de uma empresa de serviços?
A gestão de operações é uma prática que envolve o planejamento, execução e monitoramento de ações dentro de uma empresa. Trata-se de uma atividade que pode ser realizada nos mais diversos setores, com o objetivo de aprimorar o desempenho dos processos internos, aumentando sua eficiência e produtividade.
A gestão de serviços trata-se, em suma, do gerenciamento conjunto de todas essas variáveis, visando garantir a entrega, a garantia e a satisfação dos clientes com a oferta e contratação de um ou mais serviços da empresa.
A gestão de operações e logística envolve a produção de bens, a manutenção dos equipamentos e veículos, as compras, o compromisso com os prazos de entrega, o transporte e todas as pessoas envolvidas em cada um destes processos.
A gestão da produção é uma atividade inerente a toda atividade comercial, seja ela agroindustrial, industrial ou de serviços. Como resumido pelo próprio SEBRAE: gerenciar é saber o que fazer e como fazer, de maneira eficiente e barata.