O IMC apresenta uma série de limitações. Tem mais depois da publicidade ;) O índice não avalia se o peso está relacionado com o tecido muscular ou tecido adiposo. Isso significa que uma pessoa com grande quantidade de massa muscular pode ser considerada obesa quando analisamos apenas a proporção entre peso e altura.
No que se refere a desvantagens, estas são as mais apontadas: - Não tem em consideração o género e as mulheres têm mais gordura corporal. - É de baixa precisão para as crianças. - Não tem em consideração o peso em massa muscular.
Resposta. O peso é o mesmo, mas 1kg de músculo ocupa muito menos espaço do que 1 kg de gordura. Além disso, quanto mais massa muscular você tem no seu corpo, maior será o seu gasto energético basal, ou seja, mais calorias você vai gastar apenas para que aquele músculo seja mantido ali.
Um IMC saudável é tipicamente medido entre 18,5 e 24,9. Qualquer coisa abaixo de 18,5 é considerado abaixo do peso. IMC entre 25 e 29,9 cai no território do sobrepeso. Com IMC acima de 30 a pessoa é considerada obesa.
De acordo com os especialistas, indivíduos com índice entre 18,5 e 24,9 têm peso normal. Uma pessoa está acima do peso quando seu IMC atinge 25. E indivíduos com IMC a partir de 30 são classificados obesos.
Um novo estudo da University of Bristol indica o índice de massa corporal (IMC) como uma ferramenta eficaz para avaliar a obesidade e a saúde. Uma medida simples baseada em peso e altura, o IMC é amplamente utilizado para avaliar se uma pessoa tem um peso saudável.
IMC entre 18,5 e 25 é considerado saudável, apresentando menor risco para doenças. IMC entre 25 e 30 indica sobrepeso, podendo levar à fadiga, varizes e má circulação. IMC entre 30 e 35 aponta obesidade de grau I, podendo resultar em diabetes, infarto, angina e aterosclerose.
O cálculo do IMC será: Altura multiplicada pela altura: ( 1,70 x 1,70 ) = 2,89....IMC - CLASSIFICAÇÃO:
Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal.
Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.
Segundo Nahas (1999), a obesidade pode ser definida como um IMC (Índice de Massa Corporal – peso/altura2) igual ou superior a 30, aceita-se que o peso ideal ou de menor risco para a saúde corresponde a um IMC de 20 a 25, e até 27 para pessoas idosas. Esse índice deve ser usado para adultos.
Obesidade quer dizer que a pessoa está muito acima do peso ou ao excesso de quantidade de gordura corporal. Médicos usam o termo sobrepeso, que inclui músculos, ossos, gordura e água.
Existem três tipos de obesidade:
De maneira geral, a principal causa da obesidade é o desequilíbrio entre calorias ingeridas e calorias queimadas pelo organismo, provocado normalmente por um dieta pouco saudável e falta de atividade física.