O Estado de Direito é aquele que encontra o fundamento de sua atuação na lei. ... Da Constituição Federal, pacto constitutivo do Estado que faz surgir todo o ordenamento jurídico, emana o princípio da Legalidade, que submete a tudo e a todos ao seu poder.
Elaborada para constituir o Estado brasileiro, a Constituição de 1988 é regida por cinco fundamentos: soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político.
A prestação de contas está intimamente ligada à transparência e não deve ter como único objetivo responder à pressão da lei de responsabilidade fiscal, mas, adicionalmente, refletir a obrigação dos gestores em garantir a transparência no uso dos recursos públicos.
Texto da questão Quais os princípios que fundamentam a prestação de contas? O princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse particular e princípio da indisponibilidade. Prestação de contas é um princípio constitucional que é norteado por outros dois princípios: 1.
A prestação de contas é um balanço financeiro de uma empresa, associação ou instituição pública. Ele pode ser mensal ou anual. Neste balanço são apresentadas todas as transações financeiras realizadas durante um certo período compreendido.
A obrigação de prestar contas é de todo aquele que gere recurso público. Assim, no caso de uma prefeitura, por exemplo, quem estiver como dirigente municipal - prefeito ou prefeita -, quando ocorrem as transferências de recursos pelo FNDE, torna-se responsável por prestar contas.
Para garantir este direito, o artigo 70 da Constituição Federal de 1988 obriga os gestores de todos os setores públicos a prestar contas junto aos órgãos de controle externos e o Tribunal de Contas do Estado. Esse controle é feito por representantes administrativos financeiros que cuidam do orçamento público.
É um instrumento, previsto na Lei nº 4.
A prestação de contas no âmbito municipal é feita à Câmara Municipal, que julgará depois de lançado o parecer prévio do Tribunal de Constas Estado ou dos Municípios ou dos Conselhos; segundo o estabelecido no § 1º, do art. 31 da Constituição Federal. ... A prestação de contas no Município é regida pelo art.
A prestação de contas consiste no apanhado das contas do Órgão, a elaboração de relatório respectivo e a juntada dos diversos documentos instrutivos, tudo relativo a determinado exercício financeiro, para apresentação, ao Tribunal de Contas de Minas Gerais, após o encerramento do Exercício.
A prestação de contas envolve as receitas, as despesas, o patrimônio líquido e bruto, e o total de ativos e passivos. Assim, a prestação de contas pode ser formada por diversos relatórios, dos mais simples, como um relatório sintético, aos mais completos, como um DRE.
Execução Física – Metas: Refere-se às entregas de bens realizadas no exercício do relatório de gestão em razão da liquidação de restos a pagar não processados de exercícios anteriores.