Pode ser compreendida por meio das influências históricas e regionais sobre os falares. Você sabe o que é variação linguística? A variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais.
Refere-se a cada uma das modalidades em que uma língua se diversifica, em virtude das possibilidades de variação dos elementos do seu sistema (vocabulário, pronúncia, sintaxe) ligadas a fatores sociais ou culturais (escolaridade, profissão, sexo, idade, grupo social etc.)
"É importante compreender as variações linguísticas para melhor usar a lingua em diferentes situações. Utilizar a língua como meio de expressão, informação e comunicação requer o domínio dos diferentes contextos de aplicação da língua.
O termo variação se aplica a uma característica das línguas humanas que faz parte de sua própria natureza: a heterogeneidade. A palavra língua nos dá uma ilusão de uniformidade, de homogeneidade, que não corresponde aos fatos.
Numa língua, pode-se observar a atuação de duas forças que se opõem: de um lado, uma tendência à uniformidade; de outro, à variedade, decorrente dos usos individuais. Essa tendência à uniformidade é dada pela escola, que procura ensinar aos falantes uma norma-padrão.
A diversidade linguística, neste caso, está relacionada com a existência e a convivência de línguas diferentes. O conceito defende o respeito por todas as línguas e promove a preservação daquelas que se encontram em vias de extinção por falta de falantes.