Em 9 de janeiro de 1992, os sérvios da Bósnia proclamaram "República separada de pessoas sérvias da Bósnia e Herzegovina". ... Logo após a guerra eclodiu na Bósnia. A República Federal da Iugoslávia (RFI) foi constituída em 28 de abril de 1992 e consistiu nas ex-repúblicas socialistas da Sérvia e Montenegro.
A Iugoslávia de Tito e Milosevic deixará de existir. ... Sua formação reuniu seis repúblicas (Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro e Macedônia) e duas regiões autônomas (Kosovo e Voivodina) sob o comando do croata Josip Broz Tito.
Após a contextualização histórica de formação do território da Iugoslávia, elucide sobre os motivos que provocaram a desintegração do país. Para isso, é preciso explicar que a população estava enfrentando graves problemas socioeconômicos: crises econômicas, desemprego, greves de trabalhadores, etc.
O território foi reordenado segundo as diferenças étnicas, linguísticas e religiosas, dando origem a seis repúblicas que, juntas, formavam a então Iugoslávia: Eslovênia, Croácia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedônia. A mais importante delas era a Sérvia, que incluía as províncias de Kosovo e Voivodina.
O Marechal Josip Broz Tito GColIH (Kumrovec, 7 de maio de 1892 — Liubliana, 4 de maio de 1980) foi um militar, revolucionário comunista e estadista iugoslavo, líder dos guerrilheiros da resistência em seu país, denominados partisans, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo o maior responsável pela resistência armada às ...
Radovan Karadžić
1918
Europa
Em 2003, o nome Iugoslávia foi oficialmente abolido quando o Estado foi transformado numa comunidade pouco sólida chamada Sérvia e Montenegro.
Após uma década de guerras, motivadas por conflitos étnicos e separatistas, a Iugoslávia foi desmembrada. Com a independência da Croácia, Eslovênia, Macedônia e Bósnia-Herzegovina, apenas as repúblicas da Sérvia e Montenegro permaneceram sob o controle da federação.
A partir de então, a Iugoslávia ficou reduzida às repúblicas da Sérvia e Montenegro . Em 1997, teve início uma nova guerra civil envolvendo a província do Kosovo, na Sérvia. ... Em fevereiro de 2003, a República Federal da Iugoslávia foi declarada extinta pelo Parlamento iugoslavo em sua última sessão.
A guerra do kosovo envolve o conflito por questões étnicas e religiosas, tendo como principal motivo o pedido de independência dos kosovares. A guerra de Kosovo começou em 5 de março de 1998, quando a província Kosovo, situada em Iugoslávia, na Europa, decidiu lutar pela sua independência.
A OTAN, alegando motivos humanitários e buscando evitar uma limpeza étnica (se refere a expulsão ou eliminação de uma etnia de um determinado território) promovida pelo Milosevic para expulsar os kosovares, de etnia albanesa, e fazer dos sérvios a maioria em Kosovo, interviu na guerra e obrigou Milosevic a aceitar o ...