A manta asfáltica é um sistema de impermeabilização flexível, ou seja, é totalmente adaptável às superfícies sujeitas à variação de volume por vibrações ou pela dilatação térmica. Também é capaz de se adaptar e proteger as fissuras.
Para consertar infiltrações na laje não é indicada a impermeabilização com manta asfáltica debaixo de chuva, mas sim com manta líquida, que demanda menos tempo de aplicação. “Para aplicar a (manta) asfáltica a base tem que estar 100% seca.
* Faça uma escareação (alargamento) de no mínimo 3 cm de profundidade e altura de 30 cm acima da laje (para embutir toda a manta dentro da parede). * Se não for possível a escareação, abra uma cavidade com profundidade de pelo menos 3 cm e ângulo de 45º (para embutir somente a ponta da manta), 30 cm acima da laje.
Além de proteger o telhado, a manta de alumínio funciona como um isolante térmico para sua casa e evita o surgimento de goteiras. Existem mantas com um lado de espuma e outro de alumínio, e mantas com os dois lados de alumínio e espuma no centro.
Para garantir conforto térmico aos ambientes, uma boa opção é a instalação de uma manta térmica para telhado, um material que, quando aplicado à cobertura de uma edificação, evita que o calor solar absorvido ao longo do dia seja transmitido para o interior da construção.
Características
Como fazer o isolamento térmico do telhado?
A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.
O Forro PVC (Policloreto de Vinil ou Cloreto de Vinila) é um revestimento que atua como isolante térmico, assim como acústico. Suas principais vantagens estão em suas características impermeabilizantes, tornando o material mais resistente a umidade, proliferação de bactérias, cupins e infiltrações não desejadas.
A lã de vidro costuma ser mais utilizada por ser um isolante térmico mais leve, mas a lã de rocha é mais recomendada em projetos que exigem maior performance acústica e resistência ao fogo. A lã de pet é outro material semelhante usado como isolante térmico.
Isolamento acústico residencial é possível
6 – Isolar as janelas com plástico bolha Borrife um pouco de água na janela e aplique o plástico bolha com o lado liso voltado para dentro do ambiente. O material é um ótimo isolante, uma vez que é formado por ar (um isolante térmico clássico) envolto em plástico.
Selar as janelas com fita adesiva Para evitar que o vento frio invada sua humilde residência, basta cobrir as frestas das janelas com fita adesiva, de preferência com uma que seja resistente.
O tipo de silicone ideal para vedação depende do tipo de vidro. Para o caso do laminado aplicado com materiais como ferro, PVC ou madeira, a melhor opção é o silicone neutro. Já para o vidro monolítico instalado com alumínio, o correto é o silicone acético.
Fita peluda auto-adesiva Trata-se de uma fita peluda, que diferente da outra, aguenta ficar em partes que correm; se esfreguem. Se for usar a outra, por exemplo numa janela de correr, vai arrancar a fita aos poucos. Já essa, vai amassar os pelinhos, sem cair!
Como controlar a penetração de poeira pelas janelas
Basta aplicar a fita adesiva de gancho no interior da moldura da sua janela e na própria janela. Prenda a vedação da janela à fita de gancho. Então, abra o zíper na vedação da janela e coloque sua mangueira de ar condicionado fora da janela. Feche o zíper firmemente ao redor da mangueira.
Isolar bem o ambiente, deixando portas e janelas fechadas, também conta a favor, já que vai evitar a troca de ar com o ambiente externo. Além disso, usar a função “sleep”, que desliga automaticamente o aparelho na hora programada, é uma boa opção.
Você pode, por exemplo, construir a própria régua. É muito simples: compre uma lâmina de PVC com uma largura superior ao diâmetro do tubo de exaustão, corte-a na medida exata do vão da janela onde você quer posicionar o ar-condicionado Portátil.
No caso especificamente do ar-condicionado, Pravato explica que janelas e portas abertas podem prejudicar a capacidade do aparelho de resfriar o ambiente, já que isso faz com que ele trabalhe para retirar a umidade e resfriar o ar quente que está entrando.
Isso pode acontecer: a falta de uso, especialmente de componentes como o compressor, é um problema capaz de estragar o seu aparelho. O ar-condicionado desligado afeta essa peça, portanto é muito importante estar por dentro de dicas para seu aparelho não estragar, mesmo com pouca frequência de funcionamento.