Abertura de cicatrizes de cirurgias Para acelerar a cicatrização da lesão e amenizar as cicatrizes, a indicação é utilizar a Membrana Regeneradora Porosa Membracel. Por conter poros, a membrana permite a drenagem do excesso de exsudato (secreção da ferida) e favorece as trocas gasosas.
Na maior parte dos casos, o tratamento é feito com um antibiótico para eliminar uma possível infecção da ferida e uso de analgésicos para aliviar a dor. Além disso, o curativo da ferida deve ser feito por um enfermeiro, pois é importante ir adequando o tipo de material usado, assim como manter uma técnica asséptica.
No caso de cortes, é recomendado muita higiene, pouco movimento, troca de curativos regularmente e uso de álcool a 70° para eliminar bactérias. “É importante esclarecer, no entanto, que o álcool não pode ser aplicado em lesão aberta, apenas em cortes de pequeno porte onde a dor é suportada”, recomenda.
Que cuidados devem ser tomados? Não lave a área por 24 horas após as suturas. Após este período, começe a lavar o ferimento cuidadosamente com água quente e sabão líquido uma ou duas vezes ao dia. Passe uma pomada antibiótica depois de lavar o ferimento para evitar a formação de uma crosta grossa sobre os pontos.
Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril. Depois de lavada, é imprescindível secar muito bem toda a área da ferida.
1 – Não faça esforço físico durante as 2 primeiras semanas ou até que o médico libere. Peça ajuda para realizar as tarefas em casa, inclusive as mais simples, como tomar banho, deitar e levantar da cama. 2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções.
A deiscência geralmente ocorre nos primeiros dias de pós-operatório. Na maior parte das vezes a complicação só se torna clinicamente óbvia entre o 5º. e o 10º dia, quando, após a retirada dos pontos, a pele se abre espontaneamente como um “zíper”. A evisceração é precedida pela eliminação de secreção seromas e sangue.
Lavar a cicatriz com água e sabão neutros e evitar passar qualquer tipo de pomada durante o prazo da cicatrização. Para cicatrizes de cesárea inflamada normalmente são receitados: Anti-inflamatórios: cetoprofeno, nimesulida ou diclofenaco. Remédios contra dor: paracetamol, dipirona ou lisador.
O que comer? Depois do parto, as mulheres devem priorizar os alimentos ricos em água (frutas), em proteína (carnes, ovos e leite), em antioxidantes (frutas e vegetais) e em ferro (carnes e vísceras, leguminosas; sempre acompanhados de alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas).
É importante evitar bebidas alcoólicas e com cafeína "Os principais alimentos contraindicados para o período pós-parto, considerando que a mulher está amamentando, são as bebidas alcoólicas e as com muita cafeína. Muitas pessoas também pensam que alimentos como feijão, brócolis e chocolate dão gases no bebê.
Carnes: são proteínas e ricas em ferro. O ideal é consumir carnes brancas duas vezes na semana e diversificar no preparo (assadas, cozidas ou grelhadas); Frutas: incluir ameixas, blueberry, laranjas, maçãs, melão e pêssegos; Laticínios: os iogurtes e leites são ricos em cálcio, mas prefira os desnatados.