Como Alfabetizar uma Criança pelo Método Fônico
O método fônico faz parte do grupo dos métodos sintéticos de alfabetização. Além dele, o método alfabético e o método silábico também compõem esse grupo.
Sabe-se que a escrita nada mais é do que uma representação dos sons da fala por meio de símbolos/letras. O método fônico então, permite que aluno tenha uma compreensão do som das letras, sílabas, palavras, levando a uma escrita com uma melhor consciência fonológica.
Este método surge como uma reação às críticas à soletração, e seu uso é mencionado na França, por Vallange, em 1719; na Alemanha, por Enrique Stefhani, em 1803; e é trabalhado por Montessori, na Itália, em 1907. Neste método o ensino se inicia pela forma e pelo som das vogais, seguidas pelas consoantes.
Existem 2 conjuntos de métodos de alfabetização e letramento: Os métodos sintéticos. Métodos analíticos.
Através de uma relação dialógica e dialética entre professor e aluno, a proposta pedagógica de Freire, centraliza-se na dimensão do conhecimento, no sentimento de aceitação do outro, da interação, da intersubjetividade. ... A pedagogia do oprimido tem por base o diálogo, necessidade ontológica do ser humano.
Método Sintético Os métodos sintéticos podem ser divididos em três tipos: o alfabético, o fônico e o silábico. No alfabético, o estudante aprende inicialmente as letras, depois forma as sílabas juntando as consoantes com as vogais, para, depois, formar as palavras que constroem o texto.
É a palavra que colhe o sentido do vivido, recolhe experiências, reúne em um mesmo tempo e espaço o eu, os outros e o mundo, produzindo um rico diálogo, uma comunicação. As palavras são geradoras de outras palavras a partir de seus sentidos.