Macerar as folhas frescas de boldo-gambá e adicionar água fria. Consumir frio e sem açúcar. No liquidificador bater 5 limões, 1 litro de água, 3 folhas de boldo-brasileiro, 4 folhas de pitanga e açúcar a gosto. As folhas de pitanga possuem substâncias antibacterianas que atuam no estômago.
Gabi Pastro, especialista em ervas e especiarias O verdadeiro boldo (Peumus boldus) é uma pequena árvore do Chile, qual possui aroma de mastruço (Chenopodium ambrosioides), suas folhas são encontradas no comércio, porém não são cultivadas no Brasil. É potencialmente tóxico, devido suas concentrações de alcaloides.
O boldo pode ser consumido na forma de chá ou suco usando as folhas frescas do boldo brasileiro ou as folhas secas do boldo do Chile, compradas em farmácias de produtos naturais ou ervanárias, pois esse tipo de boldo não é cultivado no Brasil.
E tem mais: “O chá de boldo-do-Brasil, por exemplo, também pode ser usado no combate à pressão alta, dor de cabeça, glaucoma, insuficiência cardíaca e asma brônquica”, comenta Maria Adélia.
Sim, o chá de boldo emagrece!...
É preciso ter moderação na hora de tomar o chá de boldo-do-chile. A princípio, quando ingerido em excesso, pode causar desconforto estomacal, mal-estar, vômitos e diarreia. Em casos mais graves, também pode provocar aborto e problemas no sistema nervoso. Portanto, não é recomendado beber mais que 3 xícaras por dia.
Assim como o chá de canela, o chá de boldo faz a menstruação descer porque também possui propriedades que beneficiam a circulação sanguínea e, consequentemente, estimulam o fluxo menstrual. Na hora de prepará-lo, adicione folhas de boldo em uma chaleira, complete-a com água e aguarde o ponto de fervura.
O chá de boldo é um excelente remédio caseiro contra problemas digestivos, suores frios, mal-estar e problemas no fígado, como hepatite....2. Chá de boldo para o fígado
Ingredientes: 1 xícara de água; 1 colher de chá de folhas picadas de boldo.
Calmante: possui um leve efeito relaxante e pode ser consumido antes de dormir para auxiliar no sono. Antioxidante: atua na proteção das células do corpo conta a ação dos radicais livres, principalmente quando atingem o fígado.
Além disso, óleos essenciais, sódio e magnésio presentes no tempero ajudam a deixar o refluxo bem longe. 6- Chá de boldo: As folhas contêm lactona, substância que possui gosto amargo, mas é muito eficaz na digestão de gorduras.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de alguns sintomas da doença do refluxo gastroesofágico são:
Rouquidão, pigarro e dor de garganta freqüentes: sinal de que algo não está bem. Se você tem com freqüência pigarro, tosse crônica, rouquidão e dor de garganta, atenção! O culpado por isso pode ser o refluxo, um retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, que pode também atingir a laringe e a faringe.
Parar de fumar, limitar o consumo de bebida alcoólica e evitar refrigerantes são outras medidas preventivas importantes. O cigarro e o álcool podem afrouxar a tensão no esfíncter superior e causar sintomas como rouquidão, gotejamento pós-nasal e falta de ar, irritando a boca, a laringe e a traqueia.
A trompa de Eustáquio é um pequeno tubo que conecta o ouvido médio à entrada de ar na parte posterior do nariz (nasofaringe). Este tubo permite que o ar externo entre no ouvido médio (atrás do tímpano).
Diagnóstico da Rinite Alérgica A coceira é mais comum no nariz, mas pode atingir o céu da boca, olhos, garganta e ouvido. A coriza pode sair pela frente ou por trás do nariz, causando pigarro. Em algumas ocasiões o catarro pode ir para o ouvido, ocasionando estalos e sensação de ouvido cheio.
Se a coceira acontecer no ouvido e na garganta ao mesmo tempo, isso pode ser sinal de alguma alergia, como rinite alérgica, alergia a algum medicamento ou produto, ou mesmo alergia alimentar.
A amigdalite é a infecção da garganta que pode ser devido à presença de bactérias, vírus ou fungos e que pode causar dor e desconforto na garganta. Além disso, a infecção pode afetar o ouvido, por ser uma região próxima da garganta, causando dor de ouvido.
No entanto, os mais comuns são: AAS, cataflam, dipirona, flogoral, flanax, ibuprofeno, nimesulida, etc. Algumas soluções naturais podem até ajudar, como utilizar mel, própolis, gengibre, limão e papaína. Com relação às infecções por bactérias, o profissional pode receitar o uso de antibióticos.
Veja as principais causas de dor no ouvido e o que fazer em cada situação.
A maioria das infeções de ouvido são tratadas com antibióticos. Mas em alguns casos a inflamação pode sumir sem nenhum tratamento. Nessa situação, para diminuir a dor é indicados compressa morna na região do ouvido e alguns remédios, que não exigem prescrição médica.