Hemograma completo com diferencial. VHS. Testes da função hepática. Hemoculturas seriadas (de preferência antes da terapia antimicrobiana)
Entre as causas da febre, é importante destacar as infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas e as não infecciosas, como as doenças do sistema nervoso central (hemorragias, traumatismos, tumores cerebrais), as neoplásicas (câncer de fígado, rins, intestinos, linfomas, leucemia), as cardiovasculares (infarto, ...
Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais. A febre persistente também merece bastante cuidado, especialmente entre idosos e crianças.
Se o bebê apresenta reações como choro irritação, perda de sono ou de apetite, aumento da salivação, gengiva avermelhada e inchada, rostinho corado, diarreia leve e, sim, elevação moderada da temperatura, pode ser um aviso de que um dentinho chegou ou está por vir.
A febre durante o nascimento dos primeiros dentes é normal e, em geral, não dura mais de um dia. Se a febre durar mais de dois dias, você deve definitivamente entrar em contato com o pediatra.
“O início da dentição geralmente acontece quando a criança tem mais ou menos 6 ou 7 meses. É a mesma fase em que elas começam a pegar objetos com as mãos e colocar na boca, o que pode levar a infecções e, aí sim, à febre”, exemplifica.
A febre muitas vezes anuncia o início da infecção viral. A febre geralmente desaparece após 2 a 3 dias, mas pode durar mais de uma semana.
Normalmente, causa um resfriado, que às vezes pode ser seguido por bronquiolite ou pneumonia, principalmente nas crianças menores ou que tenham fatores de risco, como diminuição da imunidade e doenças como cardiopatias congênitas ou problemas pulmonares. Os sintomas duram em média 5 a 7 dias.
Dicas para aliviar os sintomas do resfriado
O aumento da temperatura corporal no bebê só deve ser considerada febre quando passa dos 37,5ºC em uma medição na axila, ou 38,2º C no reto. Antes dessa temperatura, só é considerado como sendo apenas uma febrícula, que geralmente não é motivo de preocupação.
No caso de recém-nascidos, segundo a Organização Mundial de Saúde, a temperatura normal é entre 36,5 a 37°C.
Ver o filho com o nariz escorrendo é uma experiência que a maioria dos pais já passou. Para quem não sabe, essa secreção aquosa é chamada de coriza e se manifesta tanto em bebês como em crianças maiores! Sua causa tem diversos fatores, pode ser devido a um vírus, bactéria ou mesmo refluxo fisiológico.
5 remédios caseiros para gripe em bebê
5 dicas para amenizar os sintomas da gripe nos bebês
Remédios para aliviar os sintomas da gripe infantil
Sintomas de pneumonia no bebê
Dente nascendo sintomas: sintomas da dentição
Afinal, a febre pode ser sintoma do nascimento dos dentes de leite? Embora muitas pessoas acreditem, o nascimento dos primeiros dentes da criança não está relacionado ao quadro. A irrupção dos dentes pode causar desconforto e irritação, mas não febre alta, com temperatura maior que 38ºC.