O que faz de uma família uma família, é a união, o respeito, a compreensão. Existem instituições familiares extremamente bem organizadas e coerentes. São aquelas em que a convivência é regida pelo respeito mútuo, compreensão e proteção. ... Por uma honra imposta por aquilo que as outras famílias pensam ou julgam.
Resposta: é considerada uma instituição social, porque é um sistema que segue uma padrão, o cidadão nasce, cresce e constitui família. Na família constituída ele se casa, e tem filhos etc. já é um padrão de norma imposto pela sociedade há muitos anos, ainda que com regras diferentes de 100 anos atrás por exemplo.
Na definição da família patriarcal, uma família numerosa, composta não só do núcleo conjugal e de seus filhos, mas incluindo um grande número de criados, parentes, aderentes, agregados e escravos, submetidos todos ao poder absoluto do chefe de clã, que era, ao mesmo tempo, marido, pai, patriarca, conforme afirma Faria ...
O modelo patriarcal, como o próprio nome indica, caracteriza-se por ter como figura central o patriarca, ou seja, o “pai”, que é simultaneamente chefe do clã (dos parentes com laços de sangue) e administrador de toda a extensão econômica e de toda influência social que a família exerce.
A violência contra as mulheres tem raízes no machismo e na crença pela na superioridade do homem diante da mulher. A origem do pensamento machista é evidente desde a antiguidade, em Roma, e a partir da Revolução Francesa vem mudando de rumo.
O machismo é um preconceito, expresso por opiniões e atitudes, que se opõe à igualdade de direitos entre os gêneros, favorecendo o gênero masculino em detrimento ao feminino. Ou seja, é uma opressão, nas suas mais diversas formas, das mulheres feita pelos homens.
Machismo (do espanhol e do português "macho") é a sensação de ser ' viril' e autossuficiente, o conceito associado a "um forte senso de orgulho masculino: uma masculinidade exagerada". Está associado à "responsabilidade de um homem de prover, proteger e defender sua família".