— adaptar o manguito de largura adequada em torno do braço da criança; — palpar o pulso radial; — manter o manómetro de frente para o examinador; — insuflar o manguito com impulsos rápidos, de 10 em 10 mmHg, aproxi- madamente, até o desaparecimento do pulso radial.
Os sinais vitais normais de um recém-nascido são: Frequência cardíaca: entre 120 e 160 batimentos por minuto. Frequência respiratória: entre 30 a 50 respirações por minuto, por vezes irregular e com pausas até cinco segundos. Temperatura do corpo: cerca de 37°C, com variações entre os 36,5°C e os 37,5°C.
As medidas antropométricas aferidas ao nascimento são: peso, comprimento, perímetro cefálico e perímetro torácico.
(SSVV): Temperatura (T), Pulso Arterial (P) e/ou Frequência Cardíaca (FC), Pressão Arterial (PA), Frequência Respiratória (FR) e Dor. Observação: Na unidade de Pediatria o Sinal Vital que deverá ser verificado é a T, os demais SSVV serão verificados conforme prescrição médica.
Sob condições ideais, depois de passar em média 40 semanas no útero materno, os bebês costumam vir ao mundo com aproximadamente 50 centímetros de comprimento, de acordo com a tabela padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.
Pode-se identificar que o bebê está abaixo do peso através do exame de ultrassom, durante a gravidez ou logo após o nascimento. Quando o médico identifica que o bebê está abaixo do peso para a idade gestacional, deverá indicar que a mãe faça repouso e alimente-se adequadamente.