Por conseguinte; consequentemente, por isso, assim sendo: portanto, não pretende me pagar? [Gramática] Conjunção que, utilizada para iniciar uma oração, inclui uma conclusão de uma ideia ou de um raciocínio explicitado na oração anterior.
1 por conseguinte, logo, consequentemente, por isso, assim sendo, por consequência, em vista disso, à vista disso, sendo assim, desse modo, dessa forma, dessa maneira, isto posto, destarte, dessarte, por isto, deste modo, desta forma, desta maneira, então, assim, pois.Exemplo: Estou saindo do trabalho.
Por tanto indica uma quantidade ou um valor indeterminado. Exemplo: Estou sensibilizado por tanto carinho que recebi....Portanto: sinônimo de por isso
As expressões tanto quanto e tanto como são sinônimas na expressão de comparações: Ela é inteligente tanto quanto ele. Ela é inteligente tanto como ele.
No caso apresentado, não se deve fazer uso da vírgula. O constituinte «quanto mais … mais…», inclui, segundo a nomenclatura gramatical brasileira, uma oração subordinada adverbial proporcional1, que se sublinha na frase (1): (1) «Quanto mais estudas, mais longe chegas.»
Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
Como regra geral, as enumerações curtas devem ser incorporadas ao longo do texto, antecedidas por dois-pontos e separadas por vírgula ou ponto e vírgula, conforme a extensão de cada item, sendo intercaladas por algarismos romanos em minúsculas e em itálico, seguidos de parênteses – mas não antecedidos por parênteses.
Não existe nenhuma restrição quanto ao emprego da conjunção coordenativa e precedida de ponto-e-vírgula. No Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa não existe qualquer referência à conjunção; leia-se: «O ponto-e-vírgula representa maior pausa do que a marcada pela vírgula.
É permitido utilizar ponto antes da conjunção "e". Ex.: "Venho informar-lhes que Maria e João já iniciaram suas atividades como auditores. E estão disponíveis para quaisquer esclarecimentos."
Prezada Inara: em princípio, os sinais que devem ser seguidos por maiúsculas são os sinais de PONTUAÇÃO FINAL (ponto, ponto de interrogação e ponto de exclamação), o que não é o caso do dois-pontos, que, assim como o ponto-e-vírgula, é um sinal de PONTUAÇÃO INTERNA.
A pontuação na linguagem funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Como num trânsito, os sinais apontam onde deve haver pausas ou o que chama a atenção.
A palavra tem origem no latim e significa algo implícito. De uma forma geral, as reticências indicam um pensamento que ainda não terminou ou a omissão de alguma coisa que não foi escrita. Trata-se de um sinal de pontuação que demonstra uma interrupção da frase.
As reticências são usadas nos seguintes casos:
Resposta. Resposta: Transmitir na linguagem escrita sentimentos e sensações típicas da linguagem falada, como hesitaçoes, dúvidas, surpresas, ironia, suspense, tristeza e dentre outros.