Nesta reação, denominada esterificação, a hidroxila presente na carboxila interage com o átomo de hidrogênio, presente na hidroxila do álcool, formando água. O oxigênio do álcool se liga à carbonila restante do ácido, formando o éster.
02 – (FEI-SP) É possível preparar etileno e éter etílico, a partir do álcool etílico, de acordo com o esquema: Álcool etílico → etileno + " substância X"
São feitas as seguintes afirmações: I. A reação I é uma desidratação intermolecular. ... O nome oficial do produto orgânico formado na reação I é o éster etoxietano.
(FGV-SP) Quando o etanol é posto em contato com o ácido sulfúrico, a quente, ocorre uma reação de desidratação, e os produtos formados estão relacionados com a temperatura de reação. A desidratação intramolecular ocorre a 170ºC e a desidratação intermolecular a 140ºC.
Quando o propan-1-ol sofre uma reação de desidratação intramolecular na presença de ácido, forma um alceno, como na equação a seguir: A formação do alceno ocorre quando a hidroxila presente no carbono 1 interage com um hidrogênio do carbono 2 (carbono secundário), resultando em uma molécula de água.
“Intra” significa “dentro”, portanto, a desidratação intramolecular dos álcoois ocorre quando há a saída de uma molécula de água de “dentro” da própria molécula de álcool. Nesse caso, o produto orgânico formado será um alceno.
As reações de desidratação intermolecular em alcoóis são fenômenos químicos nos quais ocorre a formação de um alceno ou um éter a partir da eliminação de uma molécula de água.