Os rins controlam o pH ajustando a quantidade de HCO3− que é excretada ou reabsorvida. A reabsorção de HCO3− é equivalente a excretar H+ livre. As alterações na manipulação ácido-base renal ocorrem horas a dias após as alterações do estado ácido-base. Todo o HCO3− no soro é filtrado à medida que atravessa o glomérulo.
Se o distúrbio ácido-básico for acidose respiratória, ele é compensado por uma alta excreção renal de H+ e, com isso, reabsorção de bicarbonato renal para o sangue, onde ele tampona o excesso de H+. Se for acidose metabólica, a compensação se dá pelo sistema respiratório (hiperventilação).
Aqui serão abordados os quatro tipos básicos de desequilíbrio ácido-base: acidose metabólica, acidose respiratória, alcalose metabólica e alcalose respiratória. É um distúrbio do equilíbrio ácido-base caracterizado por níveis plasmáticos reduzidos de pH e bicarbonato.
Os desequilíbrios ácido-base são classificados como metabólicos se a alteração do pH ocorrer primariamente por causa da alteração do bicarbonato (HCO3−) sérico e como respiratórios se a alteração for primariamente decorrente de uma modificação da Pco2 (aumento ou diminuição da ventilação).
PaCO2 ou PCO2 A pressão parcial de CO2 do sangue arterial exprime a eficácia da ventilação alveolar, sendo praticamente a mesma do CO2 alveolar, dada a grande difusibilidade deste gás. Seus valores normais oscilam entre 35 a 45 mmHg.
Uma PCO2 elevada indica, usualmente, inadequada ventilação (Hipoventilação) e, consequentemente, acidose respiratória. O contrário, uma PCO2 diminuída indica excessiva ventilação (Hiperventilação) e uma alcalose respiratória.
Se a relação PaO2:FIO2 permanecesse estável ou aumentasse ≥ 24 horas, a PEEP seria diminuída em 2 cmH2O a cada 8 horas. A manobra de máximo recrutamento alveolar pôde ser repetida a cada 24 horas se determinados parâmetros fossem atingidos.
Esta equação é a única ligação explícita entre oxigenação e venti- lação. O valor normal para PAO2 é de 102 mmHg no nível de mar para um indivíduo respirando ar ambiente (21% de oxigê- nio), enquanto para uma FiO2 de 1,0 a da PAO2 esperada fica ao redor de 600 mmHg.