O fascismo se caracterizava por ser um sistema político oposto ao socialismo e também imperialista, antiburguês, autoritário, antiliberal e nacionalista. Estado totalitário: o Estado controlava todas as manifestações da vida individual e nacional.
Resposta. O fascismo surge na Itália no momento em que ela está passando por uma grave crise econômica e social, além disso as pessoas não estavam mais acreditando no poder. Através de uma fraude Benito Mussolini entra no poder, estabelece uma ditadura e coloca em prática todos os conceitos do fascismo.
A história de Benito Mussolini (1883-1945) confunde-se com a do movimento fascista italiano. Seu fim começou no verão europeu de 1943, quando os Aliados desembarcaram na Sicília. No dia 25 de julho daquele ano, o órgão máximo do fascismo decidiu derrubar e prender o "Duce", por causa de seus fracassos militares.
A ascensão do Fascismo e do Nazismo aconteceu no período entreguerras, ou seja, um tempo de crises e de descrédito na Europa, entre 1919 e 1939.
Resposta. Pela Itália não ter tantos recursos como a Alemanha, além de ter Hitler em seu comando, tornando qualquer tipo de apaziguamento difícil.
Criando uma força miliciana conhecida como “camisas negras”, os fascistas ganharam bastante popularidade em meio às contendas da economia nacional. ... A manifestação, que tomou as ruas da capital italiana, exigia que o rei Vitor Emanuel III passasse o poder para as mãos do Partido Nacional Fascista.
Sim, a ascensão do fascismo e do nazismo foram resultados da Primeira Guerra Mundial, visto que após seu término a Alemanha foi compelida a assinar o Tratado de Versalhes, o que gerou o contexto perfeito para o revanchismo para o nazismo crescer.
Resposta. Resposta: A República de Weimar foi o período democrático liberal vigente na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. Caracterizado por grande conturbação econômica e política, possibilitou a ascensão dos radicalismos de esquerda(comunismo) e de direita (nazismo).
O Nazismo foi um movimento político que se originou na Alemanha na década de 1920. Esse movimento foi a versão racista do fascismo, na qual o povo nórdico, entre os quais estavam os alemães, seriam superiores aos demais povos do mundo e, dessa forma, deveriam dominá-los.
Enquanto o nazismo era uma ideologia metapolítica, vendo a si mesmo apenas como uma utilidade pela qual uma condição alegórica do seu povo era o seu objectivo, o fascismo era uma forma sinceramente antissocialista de estatismo que existiu por virtude de com fins em si mesmo.
Neofascismo é uma ideologia pós-II Guerra Mundial a qual inclui elementos significativos do fascismo. O termo neofascista pode ser aplicado a grupos que expressem uma admiração específica por Benito Mussolini e pela Itália fascista.
Fatores como o início da Grande Depressão (1929), desemprego maciço, as humilhações do Tratado de Versalhes (1919), o descontentamento social com o regime democrático ineficaz, o apoio do povo alemão aos partidos socialistas e o temor de uma revolução socialista levaram a alta burguesia alemã, empresários e o clero a ...