Conhecendo-se a distância entre o objeto e o plano central da lente (o) e a distância entre a imagem e esse mesmo plano (i), conforme mostra a Figura 2, a distância focal (f) pode ser calculada através da expressão (1): 1 1 1 f i o = + .
Considerando esses elementos, para descobrir qual o ponto focal da imagem de um determinado objeto em relação a um espelho, chegamos à equação F = R/2.
Sobre espelhos esféricos: A abscissa focal é a distancia do foco para o vértice de um espelho.
Significado de Abscissa Uma das duas coordenadas que fixam a posição de um ponto num plano; a outra chama-se ordenada. [Geometria] Num sistema de coordenadas cartesiano, a reta X, horizontal, usada para definir a posição de um ponto em relação aos eixos; a reta Y, vertical, recebe o nome de ordenada.
A abscissa na reta numérica é o eixo x. ... Tais eixos recebem nomes: o eixo x chamamos de abscissa e o eixo y chamamos de ordenada. Ao juntarmos os pontos do eixo das abscissas com os pontos do eixo das ordenadas podemos formar infinitos pontos que pertencem ao plano cartesiano.
Resposta: A abscissa é uma coordenada horizontal em um plano cartesiano retangular, na onde se expressa como a distância entre um ponto e o eixo vertical. Tendo o eixo de abscisas como o eixo de coordenadas horizontais.
Resposta. abscissa é o nome dado ao eixo X, e ordenada é o nome dado ao eixo Y, logo a abscissa do ponto A nesse caso seria 2 e a ordenada o 3.
No 2º quadrante, o valor da abscissa é sempre menor que o valor da ordenada, ou seja, x < y.
A numeração dos eixos é feita com base nos números reais. Num sistema de coordenadas linear, um ponto qualquer de uma reta pode associar-se e ser representado com um número real (positivo se estiver à direita de O e negativo se estiver à esquerda). O centro de coordenadas O corresponde ao valor 0.
Um ponto no sistema cartesiano ortogonal é formado por dois pontos, um do eixo das abscissas e outro do eixo das ordenadas. O ponto no sistema cartesiano ortogonal é chamado de par ordenado. O ponto X possui um número x que é a abscissa do ponto P. O ponto Y possui um número y que é a ordenada do ponto P.
em anexo segue a resolução: logo seu ponto sera (0, 5).
Só existe um ponto localizado no eixo das abscissas e também no eixo das ordenadas: a origem, que é o ponto (0,0). A origem indica a interseção entre os dois eixos. Uma vez que existe um ângulo de 90º em relação a cada eixo, este é o único ponto que eles se cruzam.
As coordenadas vêm sempre na ordem (X, Y), ou seja, o primeiro número é o X, e o segundo, o Y.
- eixo x, que é chamado de abscissa. - eixo y, que é chamado de ordenada. Em todos os pontos (assim como o P) temos que a primeira coordenada representa o eixo das abscissas e a segunda coordenada representa o eixo das ordenadas.
Resposta: As coordenadas dos pontos A, B e C são A = (-1,2), B = (4,3) e C = (3,-1).