A síndrome da úlcera retal solitária é uma doença rara que envolve esforço durante a defecação, uma sensação de evacuação incompleta e, às vezes, a passagem de sangue e muco pelo reto. Provavelmente é causada por lesão isquêmica localizada ou prolapso da mucosa retal distal.
Olá, a biopsia retal é um procedimento simples, geralmente realizado via colonoscopia ou retosigmoidoscopia. O paciente é sedado, logo não sente nada durante o exame. Quanto a complicações apos o precedimento, são rarissimas e geralmente não são graves. Não ha necessidade de antibioticos após a biopsia.
As úlceras pépticas são lesões da mucosa gastrintestinal com, no mínimo, 0,5 cm que penetram na camada muscular da mucosa. Falhas menores são denominadas erosões. O termo úlcera péptica é utilizado tanto para úlceras gástricas quanto para duodenais causadas por diversos mecanismos fisiopatológicos.
Lesão vegetante, extensa e ulcerada é preocupante e pode ser câncer sim. Provavelmente foi realizada uma biópsia para a confirmação. Geralmente o tratamento é cirúrgico (colectomia do segmento doente) e/ou quimioterápico, dependendo do estadiamento.
É um tumor “infiltrativo”, manifestando-se na endoscopia com úlceras infiltradas ou linite plástica (infiltração difusa do órgão – estômago não distensível, sem pregas e luz estreitada pela infiltração da parede gástrica pelo tumor).
Massa de crescimento que pode assumir vários tipos e pode ulcerar-se precocemente. 3) Tipo Infiltrativo - Exclusivo dos tumores malignos . Ocorre infiltração maciça da região acometida, mas sem formar nódulos.
Lesões subepiteliais ou abaulamentos da mucosa são recobertas por mucosa normal e geralmente assintomáticas. Sua maioria é diagnosticada em exames radiológicos ou de endoscopia digestiva e podem corresponder a qualquer camada da parede do órgão (intramural) ou serem extramurais.
substantivo feminino [Patologia] Estreitamento incomum de um canal, de um orifício ou de um conduto do corpo humano.
Neoplasia de sigmoide é um tumor na região do intestino grosso chamada de sigmoide.