As cantigas e brincadeiras de roda são manifestações folclóricas onde as crianças se dão as mãos, formam uma roda e cantam melodias que podem ou não ser acompanhadas de coreografia. Antigamente, eram muito comuns no cotidiano infantil da criança brasileira.
Você já brincou de roda, ciranda ou cirandinha? Vamos descobrir como essa brincadeira surgiu? Ela tem origem portuguesa e seu nome vem da palavra zaranda, definida como instrumento de peneirar farinha. As cirandas são muito conhecidas por crianças brasileiras, principalmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Dizem os conhecimentos populares que a ciranda surgiu no Brasil em Permabuco, como uma dança típica das mulheres dos pescadores da ilha de Itamaracá. Enquanto esperavam os homens voltarem do mar, elas cantavam e brincavam de mãos dadas na beira das praias. ... Quem brinca na ciranda é cirandeiro ou cirandeira.
As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.