Em outras palavras, a latitude é a medida do ângulo entre o horizonte e a estrela polar, que pode variar para norte ou para sul da linha do Equador. Por outro lado, para calcular a longitude basta atentar ao ângulo formado entre o meridiano de Greenwich e o meridiano de referência.
Coordenadas Geográficas são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra nos sentidos horizontal e vertical, servindo para a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. A distância das coordenadas geográficas são medidas em graus, minutos e segundos.
Os Pontos Cardeais (N=Norte/North, S=Sul/South, E ou L=Leste/East, O=Oeste/West) são utilizados para orientar as indicações das coordenadas geográficas, para as quais se convencionou uma letra e um número, divididos por graduação (graus, minutos e segundos).
Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:
Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos. Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.
A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o globo terrestre horizontalmente em dois hemisférios: hemisfério norte (boreal ou setentrional) hemisfério sul (austral ou meridional)