Observe a superfície, cascas de amendoim terão um exterior áspero, sólido e marrom. Nenhum mofo verde, cinza ou branco deve estar presente. O amendoim sem casca terá uma pele fina cobrindo o miolo, que deve ser contínuo e liso. Não coma amendoins com qualquer indício de mofo ou com miolo ressecado ou preto.
O amendoim deve ser consumido de preferência fresco, pois tem maiores teores de resveratrol, vitamina E e ácido fólico, sendo mais pobre em sal. Uma boa opção para consumir o amendoim é fazer uma pasta, triturando o amendoim no liquidificador até ficar cremoso.
Compostos presentes na casca reduzem a absorção de açúcar e gordura pelo organismo. Compostos naturais da pele de amendoim podem auxiliar na prevenção da diabete e da obesidade. Esse é o resultado de um estudo desenvolvido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, sediada em Piracicaba.
Afasta doenças cardíacas. A pasta de amendoim possui um ácido graxo monoinsaturado conhecido como "gordura do bem". Por isso, contribui para controlar o colesterol ruim do organismo, que pode obstruir as veias, e contém gorduras poli-insaturadas, que ajudam a reduzir os níveis de triglicérides.
Como comidas que contêm óleos e muito gordurosas são praticamente cortadas da dieta, a dica é utilizar ácidos graxos insaturados, como óleos de peixe e naturais, do tipo azeite de oliva, canola, abacate e amendoim, por exemplo, já que esses elementos são considerados ajudam a manter a pressão arterial na medida ideal².