O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
O conhecimento filosófico surgiu a partir da capacidade do ser humano de refletir, principalmente sobre questões subjetivas, imateriais, conceitos e ideias. ... Exemplo: O pensamento de que as máquinas um dia irão se sobrepor aos humanos.
Então, antes precisamos saber o que SENSO COMUM, que nada mais é que o modo de pensar da maioria das pessoas. Se pensarmos, a maioria das pessoas pensam que “lugar” é como se fosse • apenas um espaço em que habitamos; alguma coisa que está ali. ... Lugar refere-se apenas a uma porção mais ou menos definida do espaço.
I. Remete ao tipo de experiência que é propriamente humana e por intermédio da experiência, o homem pode exercer virtudes, como a prudência e a paciência e aprender a não se deixar levar por aventuras emocionais, que o desviam para a irracionalidade.
Vamos explicar tudo e deixar claro a diferença entre senso comum e conhecimento científico. Conhecimento tem sua definição clássica feita por Platão e consiste em uma crença verdadeira e justificada. ... O senso comum é conhecido como conhecimento popular, enquanto o conhecimento científico é tratado como ciência.
São duas formas de conhecimento bastante distintas, tendo em vista que, enquanto o conhecimento científico apoia-se na experimentação dos fenômenos para a verificação da verdade, o senso comum toma frequentemente como base as crenças e os hábitos de um determinado povo ou de uma determinada sociedade.
Resposta. O conhecimento científico é uma continuação do senso comum, pois é a partir dele que se investe em pesquisas para comprovar ou desmentir fatos que são baseados no senso comum.
A filosofia se relaciona diretamente com o Conhecimento Científico, visto que foi praticamente a primeira forma de ciência da humanidade; sendo que aos filósofos não cabia apenas refletir, eles estudavam matemática, geometria e toda a natureza.
O conhecimento científico se faz cada vez mais valorizado porque é a forma mais verdadeira e pura conhecida, responsável pelos maiores avanços das sociedades e civilizações. Exemplos claros disso na prática são vacinas, que devido aos conhecimentos científicos se tornaram possíveis, evitando milhões de mortes.
Conhecimento científico tácito e explícito. O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão.
Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.
Quando se fala em conhecimento, pode-se dizer que este é a base da sociedade moderna. É a busca por soluções para os problemas que motiva os indivíduos á construir conhecimento. Existem alguns tipos de conhecimento sendo eles: o senso comum, o conhecimento científico e o conhecimento filosófico.
Entre os objetivos da ciência estão a busca do controle prático da natureza, a descrição e compreensão do mundo e a possibilidade de predição (Gressler, 2003: 37).
A sociedade do conhecimento, conceito que define um tipo de sociedade já não baseada na produção agrícola ou industrial, mas na capacidade de pesquisar, inovar e produzir informação, é o tema do relatório lançado em novembro pela Unesco, braço da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria. exemplos : 1) As vacinas que imunizam contra doenças.