Frase é um enunciado de sentido completo e pode ser formada por uma ou mais palavras; oração é uma frase que contenha um verbo (ou locução verbal); e período é uma frase formada por uma ou mais orações, podendo então ser simples ou composto.
Uma frase é um enunciado falado ou escrito que apresenta um sentido completo, podendo conter apenas uma ou várias palavras.
A frase não oracional é aquela que não possui verbo, como é o caso do exemplo dado acima. Pode ser constituído de somente uma ou mais palavras. ... Já a frase oracional, comumente chamada de oração, é aquela que contém um verbo ou uma locução verbal.
Frase é um enunciado de sentido completo e é formada por uma ou mais palavras. ... Já palavra, só possui o seu próprio conceito.
Frase: enunciado linguístico que possui um sentido completo. Oração: enunciado que contém um verbo ou locução verbal e que pode não apresentar um sentido completo. Período: enunciado que contém uma ou mais orações de sentido completo.
O "Núcleo do Sujeito" (isto é, a palavra base) é, pois um substantivo ou pronome. Em torno do núcleo podem aparecer palavras secundárias (artigos, adjetivos, locuções adjetivas, etc.). Ex.: Aquela casa é assombrada. Os nossos carros foram roubados.
Minha querida irmã Maria; portanto, essas quatro palavras formam o sujeito. No exemplo, apesar de o sujeito ser formado por quatro termos, há um mais importante que os demais: Maria. É a respeito desta que o verbo diz, propriamente, algo. Este é, portanto, o núcleo do sujeito, a palavra principal que forma o sujeito.
Na oração “Esse lixo enfeia a rua”, a palavra lixo atua como sujeito da oração e, por ser um sujeito composto por apenas um núcleo, é classificado como sujeito simples.
Por isso, Miguelito entende que o sujeito da oração "esse lixo enfeia a rua" é o prefeito, pois este é responsável pela limpeza da cidade.
Em " A gente faz tudo junto" temos um sujeito simples; No trecho: “De noite, cada uma vai pra sua cama, dormir...”, a expressão "cada uma" é o sujeito; Na frase: “Vamos para casa!” , temos sujeito do tipo: sujeito oculto: Nós.
É classificado como sujeito simples, pois só possui um núcleo (o substantivo "filho"). O predicado da frase é "quer duas gotinhas da sua atenção". Veja a análise sintática completa: "O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção."