Gire seu corpo até que a agulha do compasso esteja alinhada com a seta-guia acima do painel (bem como a seta comum). Agora você está de frente para o norte magnético. Para encontrar o norte verdadeiro, vire o painel para a mesma magnitude e direção do valor de sua declinação.
Ângulo Horizontal ou Azimutal ⇒ Ângulo formado entre as projeções horizontais de duas linhas que passam através desses dois pontos e convergem a um terceiro ponto. Ângulo Vertical ou Zenital ⇒ Ângulo de elevação ou depressão em relação ao horizonte. ... Negativo, se o ponto estiver abaixo do horizonte do observador.
O ponto de vante é o primeiro encontrado no plano a partir do norte e o ré está logo depois, estando entre eles o ângulo. Medição Não Orientada: Nesse caso ocorre que a orientação da estação total está em um ponto qualquer plano. Dessa forma, primeiro é visado o ponto de vante e determinado o ângulo entre eles.
Os ângulos de orientação utilizados em Topografia são: Azimute Geográfico ou Verdadeiro: definido como o ângulo horizontal que a direção de um alinhamento faz com o meridiano geográfico.
Quando o rumo ou o azimute são medidos a partir da linha norte-sul verdadeira ou geográfica são denominados rumos ou azimutes verdadeiros ou geográficos e rumo ou azimute magnéticos quando medidos a partir da linha norte-sul magnético. A diferença entre os nortes é denominada declinação magnética (d).
Em Topografia, o conceito de azimute é bastante utilizado em levantamentos topográficos, em que o azimute é o ângulo entre o norte e um ponto levantado, ou entre o norte e um lado de um determinado polígono.
Segurando a bússola na horizontal, registre o azimute desejado no ANEL GRADUADO, coicidindo o valor em graus com a MARCAÇÃO que tem ao pé da SETA DE DIREÇÃO (ex: na bússola da foto está registrado 360º). Girar o seu corpo até que a parte vermelha da AGULHA MAGNÉTICA fique alinhada novamente com a SETA-GUIA.
Help
Clique sobre a linha selecionada e pressione ENTER. Uma janela se abrir e nela aparecero distancias (lenght) e azimute em ' " (graus, minutos e segundos), sendo que dependendo do cad utilizado o caractere pode aparecer como a letra "d".
Você pode gerar os dados da poligonal ao selecionar uma polilinha existente no desenho. Clique na guia Início painel Criar dados do solo menu Poligonal Editor de poligonal Pesquisa. O Editor de poligonal será exibido. Clique em e, a seguir, selecione a polilinha no desenho.
Help
EXTRAINDO DADOS DO PROJETO
A melhor maneira de gerar lista de material é, antes de iniciar o projeto propriamente dito, estruturar o desenvolvimento do mesmo. Criar blocos de componentes discretos, com seus atributos. No caso de componentes lineares, layers (nomes diferentes) distintos para cada ítem.
Criar um bloco contendo o atributo & o ponto. Insira o bloco para cada ponto desejado. Defina o nome de cada ponto de acordo com sua planta. Utilize o comando/funcionalidade EXTRACAODADOS para obter os dados sobre esses pontos e para gerar a tabela/lista com as coordenadas.