A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.
As palavras nos dicionários, os livros na biblioteca, os remédios na farmácia e a lista de chamada escolar são exemplos de coisas organizadas em ordem alfabética para facilitar a nossa vida.
A ordem alfabética está presente nas listas de chamada escolar, nas agendas, nos dicionários, nas tabelas de preços das lojas e supermercados e em muitos outros lugares. Tem a função de organi- zar as informações e, assim, facilitar a vida das pessoas.
Quando concluem a alfabetização com sucesso, os indivíduos passam a usar o sistema de escrita alfabética (SEA), invenção recente na história humana. Quando se diz que tal processo é uma apropriação, ressalta-se que o objeto cultural, alfabeto, passa a ser algo interno, disponível na mente do aprendiz que o reconstruiu.
Na escrita alfabética, a correspondência entre a escrita e a pauta sonora é realizada predominante entre grafemas e fonemas e não entre grafemas e sílabas, por exemplo.
Notação musical é o sistema de escrita que representa graficamente uma peça musical, ou um conjunto de sinais gráficos que representam uma organização de sons, permitindo que um intérprete que a execute semelhante a ideia do escritor, compositor ou arranjador.