Ligação Covalente Também chamada de ligação molecular, as ligações covalentes são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, segundo a Teoria do Octeto; diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons.
Fórmulas para representar as Ligações Iônicas
A ligação iônica ocorre com formação de íons, que se associam por atração eletrostática. Ocorre entre metal, que tem tendência a perder elétron, e um não metal, que tem tendência a receber elétrons. Um exemplo desse tipo de ligação é o cloreto de sódio (NaCl), formado pelos elementos sódio () e cloro ().
1 Fís-Quím Ligação caracterizada pela transferência de elétrons de um átomo a outro, com formação de íons que se atraem eletrostaticamente. 2 Número de cargas positiva ou negativa adquirida por um átomo pela perda ou ganho de elétrons.
Resposta. Considerando que uma substância molecular é a menor combinação de átomos que mantém a composição da matéria inalterada, sejam esses átomos de um mesmo elemento ou não, pode então, uma combinação de átomos do mesmo elemento formar uma substância.
Tanto os compostos covalentes quanto os moleculares não conduzem corrente elétrica, com exceção da grafita, que conduz bem eletricidade no estado sólido.
A maioria dos compostos iônicos são sólidos, nas temperatura e pressão ambientes, porque a força de atração elétrica mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros. Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos.
As substâncias moleculares são aquelas que se formam quando átomos se ligam por meio de ligações covalentes, originando moléculas de número determinado. ... Tais substâncias são denominadas de compostos covalentes ou sólidos de rede covalente.
Definição de ácido de Arrhenius: Ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+).
A ionização é uma reação química que origina íons a partir de substâncias moleculares colocadas em água. Assim, podemos dizer que a ionização é o processo de formação de íons. Os ácidos são exemplos de substâncias que sofrem ionização quando colocados em água.
A ionização ocorre quando colocamos uma substância molecular (que não possui íons) na água e há uma reação com resultante formação de íons que conduzem eletricidade. A ionização é um fenômeno que ocorre quando uma substância molecular entra em contato com a água, reagindo e formando íons.
Ionizar é a ação de separar ou converter em íons. Na área da Química, íon, iônio ou ionte é uma partícula, átomo ou molécula eletricamente carregada. É qualquer parte de um átomo ou de molécula deslocada pela aplicação de uma energia. Ionizar é o processo de transformar átomos de carga neutra em seus respectivos íons.
O fenômeno da ionização é uma reação química que ocorre quando a água atua como reagente, formando íons que não existiam antes em substâncias moleculares. ... Além disso, as substâncias formadas por grupos de átomos também possuem equilíbrio de carga elétrica, sendo eletricamente neutras.
A ionização é um processo químico, no qual átomos neutros adquirem carga elétrica (ânion ou cátion), isso em diversas situações, seja em líquidos, em sólidos ou em gases. Os ácidos, por exemplo, são substâncias que sofrem ionização quando entra em contato com a água.
A constante de ionização de um fármaco é capaz de expressar a contribuição percentual relativa das espécies ionizadas (BH+ ou A-) e não ionizadas (B ou AH), dependendo de sua natureza química e do pH do meio.