O relevo oceânico é composto por inúmeras cadeias montanhosas, buracos imensos chamados de “fossas”, e até de planaltos. Geralmente, considera-se relevo oceânico a parta da crosta que está submersa pelos oceanos e que é denominada de crosta oceânica.
É caracterizada por ser o prolongamento submerso dos continentes, com apenas algumas modificações promovidas pela erosão marinha ou por depósitos sedimentares. Apresenta profundidade entre 10 e 500 metros, no entanto, sua profundidade média é de 200 metros.
O Relevo Submarino, seus compartimentos e características - Sofre grande ação das águas dos mares e oceanos. - Não é homogêneo, apresentando formas diversas (depressões, fossas, áreas planas e regiões mais elevadas). ... - Há grande presença de vida marinha (plantas e animais), pois há incidência de luz solar.
O talude Continental também chamado de vertente continental, é a região de inclinação acentuada que vem após a plataforma continental e se estende até a planície abissal. ... Plataforma continental é a porção do fundo dos oceanos que chega, em média, a 200 metros de profundidade, apresentando largura variável.
A vegetação é caracterizada por mangues no litoral, campos na ilha de Marajó, cerrado ao sul e floresta Amazônica. O Pará altera regiões de planícies alagáveis como a ilha de Marajó, com a floresta Amazônica, na porção oeste, e campos de pastagens em regiões desmatadas na porção leste.
354 anos
1661 - 22 de junho: Padre João Felipe Bettendorf instala missão na aldeia dos Tapajós, dando origem à cidade de Santarém. 1697 - Inauguração da Forte dos Tapajós.
Em 1661, os jesuítas começaram a catequisar os índios da região, onde foi criada a missão da aldeia dos Tapajós que enviou o padre João Felipe Betendor, que deu origem ao município de Santarém em 22 de Junho de 1661. Em 1758 os jesuítas foram expulsos do local e a região foi elevada à Vila de Santarém.
1758
Ainda hoje esta cidade portuguesa chama-se Santarém, e foi daí que Mendonça Furtado tirou o nome para a nossa Santarém, como uma homenagem dos portugueses que fundaram a vila à cidade lusitana do mesmo nome. Nome este, dado à aldeia dos Tapajós quando esta foi elevada à categoria de vila em 14 de março de 1758.
Primeiro bairro de Santarém, a Aldeia dos Tapajós, nome de fundação da cidade feita pelo Padre João Felipe Bettendorff em 22 de junho de 1661, ficava onde hoje está o mercado modelo, na Praça Rodrigues dos Santos.