Os cnidários podem reproduzir-se de maneira sexuada ou assexuada. Nas hidras, o brotamento, um tipo de reprodução assexuada, é muito comum nas estações mais quentes do ano. Nesse processo, observa-se o desenvolvimento de um broto na parede do corpo do animal, o qual se destaca e torna-se uma hidra independente.
A reprodução das medusas é do tipo sexuada. Os ovos que resultam da fecundação se desenvolvem em pequenos pólipos, que ficam presos no fundo do mar. Através do brotamento, os pólipos evoluem para medusa. Quando atingem o tamanho necessário, elas se libertam do pólipo e se transformam em animais adultos.
As esponjas podem reproduzir-se tanto de forma assexuada como de forma sexuada. No que diz respeito à reprodução sexuada, devemos destacar que a maioria das esponjas é hermafrodita, ou seja, um mesmo indivíduo é responsável pela produção de gametas masculinos e femininos.
São hermafroditas, podendo se reproduzir assexuadamente, por autofecundação, ou sexuadamente, por fecundação cruzada.
Entre as duas camadas celulare, há uma massa gelatinosa denominada mesogléia. Os celenterados possuem simetria: as partes do corpo distribuiem-se em rados ao redor de um eixo simples. ... Basicamente, distinguem-se duas formas corpóreas entre s celenterados: o pólipo ou hidrante e a medusa.
Tecidos contráteis e células nervosas são observados neles. Os cnidários são animais diblásticos, sendo seu corpo formado por dois folhetos embrionários: a ectoderme e a endoderme. ... Esses animais exibem uma simetria radial, o que significa que partes semelhantes do seu corpo estão repetidas ao redor de um eixo central.
Ctenophora, com denominações como geléias pente, groselhas mar, nozes mar, ou cintas de Vênus, são predadores vorazes. Ao contrário de cnidários , com os quais eles compartilham várias semelhanças superficiais, eles não têm células urticantes.
Morfologia. A maioria dos cnidários passa por duas fases no seu ciclo de vida: uma fase conhecida por pólipo e a outra por medusa. O pólipo tem corpo cilíndrico, com a extremidade inferior fechada, por onde o animal se fixa a um substrato qualquer. ... Pólipos e medusas apresentam basicamente a mesma organização corporal.
As formas básicas dos cnidários são: Pólipo que é a forma fixa, parecido com uma planta. E medusa que é a forma móvel semelhante a uma água viva. É chamada de Pólipo, como exemplo temos os corais e as anêmonas do mar!
Pólipo que é a forma fixa, parecido com uma planta.
Colonia:grupo da mesma espécie em grande quantidade. Colonia de Cnidarios: Corais e Caravelas.
Os corais são exemplos de organismos cnidários que formam colônias. Por ser uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie, dizemos que a colônia é uma relação ecológica intraespecífica.
Colônia É Um Grupo De Organismos Da Mesma Espécie Em Que Um Vive Ajudando Ao Outro. Caso Você Isole Um Desses Organismos, Ele Não Poderá Sobreviver Sozinho. Já Sociedade, É O Mesmo Da Colônia, Sendo Que Cada Indivíduo Ajuda O Outro. Só Que Nesse Caso, Se Você Isolar Um Ser, Ele Conseguirá Sobreviver Sozinho.
Em uma colônia nem sempre existe a divisão específica de trabalho, todos desempenhando apenas funções vitais para o grupo. Neste caso as colônias são chamadas de isomorfas. No caso das colônias que possuem indivíduos com funções específicas e mesmo formas distintas, estas são chamadas de heteromorfas.
Colônia heteromorfa Quando os indivíduos de uma colônia são diferentes em suas formas e funções, denominamos essas colônias de heteromorfas. Um exemplo clássico são as caravelas. A caravela (Physalia sp.) é uma colônia de cnidários com indivíduos morfológica e fisiologicamente diferentes.