Em resumo, a canção trata sobre temas que, apesar de serem diferentes, estão interligados: uma criança questionando algo para os pais; os filhos que cresceram e passaram a cuidar dos pais; a relação de uma pessoa com pais separados; a situação de pessoas que não possuem família e lar e a relação de quem vive com os ...
Toda palavra dialoga com outras palavras que são constituídas a partir de discursos já-ditos, ou seja, de “vozes sociais”, vozes estas que remetem a ideologias e conhecimentos de mundo representados por grupos sociais distintos.
Todo texto traz a voz daquele que enuncia, que fala, mesmo quando sua presença não está textualmente marcada por um “Na minha opinião”, “Para mim”, “Eu acho que”. As escolhas lexicais (verbos, substantivos, adjetivos) e a organização textual já dão indícios da caracterização, da formação e da opinião do enunciador.
Primeira pessoa (eu, nós) : o narrador fala usando aspas, travessões para demostrar a fala de alguém. Indireto: o narrador reproduz com suas palavras o que foi dito por alguém. ... Terceira pessoa (eles, elas) : O narrador usa sua própria voz, para reelaborar o que foi dito pelo personagem.
Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens. Seu uso varia de acordo com a intenção do narrador.
As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).
Resposta: A 1° pessoa. Explicação: Porque o narrador já introduz o texto com "eu", dando à nós a informação da pessoa do discurso.
Resposta: A) No gênero "reportagem", predomina o presente do indicativo, por exemplo: ... A pessoa que predomina em qualquer reportagem é a terceira pessoa, (ele, eles, elas, eles), exemplo: "conta a trajetória do grande gênio renascentista e traz réplicas de máquinas desenhadas pelo artista italiano."
Resposta. ''a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa: aquele com quem se fala (tu, vós) o locutário; a 3ª pessoa: aquele de quem se fala (ele, ela, eles, elas), o assunto ou referente.''
a) O discurso é um ato de linguagem que representa uma interação entre o produtor do texto e o seu receptor. b) Quando falamos ou escrevemos produzimos discursos porque realizamos uma interação com o receptor.
a) Que palavras e expressões do quarto parágrafo justificam essa afirmação, ao remeter o leitor para o universo das imagens? Resposta: Trata-se de palavras e/ou expressões relativas ao corpo das modelos: "desenhados, exibidos, copiados e consumidos", "lampejos visuais", "pureza imaterial".
02 – Quais as diferenças entre o falar e o escrever levantadas no segundo parágrafo? Linguagem oral: são claros o interlocutor e o contexto, o que propicia o uso de recursos mímicos e a facilidade na modificação dos rumos da conversa. ... Justifique essa afirmação com base no terceiro parágrafo.
O Texto Escrito, como o próprio nome diz, é aquele que deciframos visualmente através da leitura, havendo diferentes gêneros para esse tipo de texto, desde artigos jornalísticos até livros de romance.
Os Textos estruturam-se de acordo com algumas regras, fatores e características: ... Contexto – como, com quem ocorrem as formas comunicativas; dados comuns ao emissor e ao receptor. Busca representar o ouvinte e o leitor, estabelecer o lugar que acorre a interação e quais finalidades.
Os gêneros textuais são textos que cumprem uma função social em uma dada situação comunicativa. ... Já a tipologia textual, se configura por estabelecer a estrutura dos textos, seu objetivo e finalidade.
GÊNERO CONVITE: sua estrutura é composta de destinatário, o evento para o qual está sendo convidado, local e data do evento e remetente. A função do convite é passar as informações de hora, data, local, dentre outras e é claro, o de convidar.
O convite é um gênero textual cujo objetivo maior é estabelecer uma comunicação sobre um determinado evento. Portanto todas as informações contidas nele devem ser claras para que o leitor compreenda a mensagem.