Fique com a gente e acompanhe as dicas!
E na filtragem, seria multiplicar esses 12,5 por 1,5 (18,75 Litros). Resumindo, para 20 Litros de cerveja: Qnt. Malte: 5 Kg de malte.
Uma IPA pede uma brassagem de infusão simples com temperatura entre 65º e 67º graus durante toda a brassagem, por 60 a 90 minutos. Trabalhar com temperaturas de alfa amilase apenas, acima dos 68 graus, mesmo por pouco tempo não faz sentido pois adicionaria mais corpo à cerveja, que depois vai competir com o lúpulo.
IPA significa India Pale Ale, um estilo que veio da Índia. São cervejas amargas devido a concentração de lúpulos, extremamente aromáticas, refrescantes e fáceis de beber. Sua cor deve ser de dourado a acobreado. Apresentam um teor alcoólico que tradicionalmente vai de 5,5 a 7,5%.
Já a APA, é uma adaptação das antigas English Pale Ale, mas que é feita somente com ingredientes americanos. É uma Pale Ale bem mais amarga e mais alcoólica, se comparado com a inglesa. Antes da explosão da popularidade das IPAs, foi tradicionalmente a mais conhecida e popular das cervejas artesanais americanas.
Columbus. O lúpulo Columbus tem um perfil aromático amadeirado, cítrico e com notas picantes. Assim, esse tipo de lúpulo é mais indicado para a produção de single-hopped em IPAs e pode ser encontrado também em outros nomes como, CTZ, que significa Columbus, Tomahawk e Zeus.
Myrcene
Conheça os 5 tipos de lúpulos mais utilizados no Brasil
Alguns clássicos: Cascade, Fuggles, East Kent Goldings, Hallertauer, Saaz, Tettnanger e Willamette. Algumas novas possibilidades: Amarillo, Lemondrop, El Dorado, Mosaic e Citra. Além disso, o consenso é que os lúpulos aromáticos com alfa ácidos abaixo de 6% tendem a ter maior quantidade de óleos aromáticos.
Vamos conhecer alguns dos lúpulos mais populares e mais usados na produção das cervejas.
O Dry Hopping é, portanto, uma extração (relativamente) a frio em um solvente (relativamente) pouco alcoólico ou seja, a cerveja. Um procedimento tradicional, por exemplo, é colocar o lúpulo em flor ou em pellet em bags no tanque de maturação e deixá-lo na cerveja por até 14 dias para extrair o aroma do lúpulo.
A duração do dry hopping varia de acordo com o método utilizado e também de cervejaria para cervejaria – o tempo de contato do lúpulo com a cerveja pode ir de um a até quinze dias, mas em geral fica entre três e cinco dias. De fato, após cerca de 24 horas, aproximadamente 80% dos compostos aromáticos já são extraídos.
Essa técnica consiste em adicionar o lúpulo nas etapas após o resfriamento da cerveja, ou seja, durante a fermentação ou maturação da bebida. O processo de Dry Hopping, tem como objetivo extrair os óleos essenciais do lúpulo, que quando adicionado em grandes quantidades, durante a fervura, acaba se perdendo.
Eu sempre uso flor dentro de bag pra nao fazer muita sujeira no mosto. Despedaça bem as flores, amarra um barbante pro saco ficar bem fechado e coloca um peso dentro pra ele afundar na fervura.
“Obrigatoriamente o extrato deve ser adicionado na fase fria; se quiser ter menos trabalho, você pode inserir o lúpulo junto das leveduras, por conta da temperatura e da proteção antibacterial que o lúpulo dá; se você não quiser ter perda alguma, coloca na hora do envase.
A primeira vontade de temos, ao pensar em quanto lúpulo colocar em uma receita, é usar todo o lúpulo que temos a disposição....Curva de conversão.
Um processo de escolha bem simples é escolher o lúpulo de acordo com características históricas ou regionais da cerveja. O exemplo mais clássico é o estilo Bohemian Pilsner, de origem na República Tcheca, que tem como caractéristica principal o amargor e aromas cedidos pelo lúpulo Saaz.
Quando a ideia é dar sabor, o lúpulo deve ser adicionado quando faltam entre 30 e 15 minutos para o final da fervura. Para criar aromas na cerveja, você deve jogar o lúpulo bem perto do final da fervura (faltando 5 ou, no máximo, 10 minutos), para que os óleos não evaporem totalmente.
O lúpulo é uma flor da família das canabidáceas – sim, a mesma da maconha! – que entra na composição das cervejas. Apesar do parentesco, a planta não tem efeito entorpecente: serve para dar à cerva seu amargor, além de contribuir no aroma da bebida.
Cervejas mais lupuladas e com maior teor de malte de cevada. Estas cervejas também costumam ter uma cor mais dourada e um sabor mais adocicado, porém, como ela possui mais lúpulo, o amargor também é mais presente. Exemplos de cervejas Premium são a Heineken, Brahma Extra, Bavaria Premium e Stella Artois.
O lúpulo é responsável pelas substâncias que conferem amargor e aroma à cerveja.
Entre as propriedades do lúpulo estão as ações como afrodisíaco, analgésico, antibacteriano, antisséptico, antiespasmódico, diurético, antitérmico, fitoestrogênio, emenagogo, estimulante da secreção do leite materno, hipnótico, laxante, relaxante muscular, sedativo, soporífero e tônico.
Significado de Lúpulo substantivo masculino Planta trepadeira alta cultivada por seus frutos escamosos, semelhantes às pinhas. O lúpulo é um dos ingredientes usados para fazer cerveja. Da mesma família que o cânhamo, é uma planta perene, que floresce todos os anos.
Os óleos essenciais do lúpulo são altamente voláteis e são os responsáveis pelo aroma da cerveja (floral, cítrico, terroso, resinoso, picante…). Também podem contribuir para o seu sabor. Ainda sobre sua constituição são as resinas, os alfa-ácidos encontrados ali, que conferem o amargor da bebida.
As leveduras cervejeiras são micro-organismos utilizados no processo de fermentação da bebida. Elas geralmente são líquidas ou em pó, divididas entre as de alta fermentação (para Ales) e baixa fermentação (para Lagers). Elas consomem o açúcar extraído do malte e o transformam em álcool e gás carbônico.