No caso do circuito 220 V, temos duas fases e portanto utilizamos um interruptor bipolar. Devemos sempre garantir que ao desligar o interruptor, não haja mais tensão no receptáculo (bocal) da lâmpada por questões de segurança. Para conectar a lâmpada, devemos utilizar um receptáculo compatível com o tamanho da lâmpada.
No caso de uma substituição, retire a placa e desparafuse o interruptor/a tomada do suporte.
O resistor R1, que é de fio de 5 watts com 10 k ohms para a rede de 110 V e 22 k ohms para a rede de 220 V, reduz a tensão e a corrente aos níveis que o LED precisa. O diodo D1 retifica a corrente, pois os LEDs só trabalham com correntes contínuas e D2 protege os LEDs contra os pulsos inversos ou problemas com D1.
Caso alguém ligue uma lâmpada de 220v em uma tensão de 110v, a iluminação da lâmpada ficará fraca. Já que não existe voltagem suficiente para atender a demanda, ou seja o pedido de energia necessário para que a lampada acenda 100% de sua capacidade.
2- Se ligar um led "para" 3V em 4V ele queima.... todo led necessita de um resistor em série para limitar a corrente elétrica que passa por ele, o led. Essa corrente máxima depende do led (fabricante), geralmente para leds comuns 20mA é suficiente.
E = IR = 0,02 A × 1000 Ω = 20 volts, E = IR = 0,02 UMA × 1000 Ω = 20 volts, e você precisará de um pouco de espaço para o LED. "A" é um amperímetro usado para medir a corrente através do LED e "V" é um voltímetro usado para medir a tensão no LED.
Segundo a fórmula o resistor adequado é de 200 ohms. Mas é comum que você não encontre um resistor exatamente com a resistência apontada pela fórmula. Neste caso você deve usar um resistor com a resistência maior mais próxima do resultado encontrado. Por exemplo nesse caso você pode usar um resistor de 220 ohms.
Se for usar em 12V recomendo 220 OHMS, as cores são VERMELHO, VERMELHO, MARROM. Se for usar com leds de alto brilho recomendo também usar resistores de 1/4W ou 1/2W de potência de dissipação.
De forma geral, instalar uma fita led é muito simples. Basta conectar a saída da fonte nos terminais da fita led, e plugar a fonte na tomada elétrica. Nenhuma ferramenta é necessária.
Como instalar spot de LED: passo a passo
Passo a passo
Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada. As de LED não produzem calor, ao contrário das lâmpadas dicroicas que geram calor e aquecem a superfície.
Quanto à distância das paredes, para os spots que são direcionáveis, recomenda-se a distância de 10 a 15 cm, trabalhando o direcionamento focado para a parede. Lembrando que as mais indicadas são as lâmpadas dicróicas. Se for utilizar em nichos e lugares que precisem de pouco foco ou detalhe usa-se as mini lâmpadas.
O spot de sobrepor é instalado diretamente no teto e fornece uma luz mais direta e focada. Alguns modelos recebem mais de uma lâmpada, permitindo que elas sejam direcionadas para locais deferentes.
Basta instalar o pendente no cabo do adaptador e em seguida conectá-lo ao trilho eletrificado. Uma solução rápida e prática para instalação de mais de um pendente em uma única saída de energia. Instale o trilho eletrificado e utilize os adaptadores para instalar quantos pendentes desejar.