Como lançar uma Nota Fiscal de Devolução de Compra?
O frete s/compra somente é considerado despesa quando não se referir aquisições que não estejam relacionados ao produto, mercadoria ou serviço prestado.
De forma resumida, pode-se definir os custos como aqueles relacionados às atividades-fim do negócio, como a matéria-prima. As despesas, por sua vez, referem-se aos gastos que não possuem relação direta com o produto final, como as despesas administrativas.
Portanto o Custo das Mercadorias Vendidas - CMV pode ser calculado pela seguinte fórmula: CMV = EI + Compras - EF, onde EI significa Estoque Inicial e EF significa Estoque Final.
O que é custo? Para começar a tratar de todo esse assunto, vamos entender os dois conceitos, partindo da definição de custos. Tratam-se dos gastos da empresa com o produto final e estão ligados à aquisição ou à produção de mercadorias.
O objetivo do custo contábil é apurar os custos das atividades operacionais de uma empresa. ... Este método considera todos os custos da produção, – diretos, indiretos, fixos e variáveis – assim todos os custos envolvidos na produção são absorvidos pelo produto final e chega-se a Custo Médio Ponderado.
O custo de estrutura engloba todos os custos que uma agência possui. Sendo eles fixos ou variáveis. Essa análise é de extrema relevância para qualquer gestor. Esses custos podem incluir desde pagamentos de contas de energia, aluguel e folhas salariais, até uma compra de uma nova mobília para o espaço de trabalho.
Os custos diretos são aqueles que podem ser atribuídos diretamente à oferta do produto ou serviço prestado por uma empresa. ... Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam: Mão de obra diretamente envolvida na produção; Matéria-prima (tecidos, zíperes, botões e tintas);
Para se definir o valor contábil de um ativo ou passivo, deve-se considerar o valor original de compra e subtrair o seu valor de depreciação, amortização ou exaustão acumulada.
São considerados custo operacional despesas como: Água, Luz, Internet, Funcionários, Telefone, etc. Para se calcular o custo operacional do seu negócio é bem simples: Basta você pegar o valor médio das suas despesas nos últimos meses (geralmente os últimos 3 meses), e dividir pela média de vendas no mesmo período.
E para encontrar a taxa de depreciação utiliza-se a seguinte fórmula: Taxa de depreciação = Número de unidades produzidas no período / Número de unidades estimadas a serem produzidas durante a vida útil do bem.
Para ser classificado como imobilizado, o bem ainda precisa ter uma vida útil de pelo menos um ano. Se for menor a 12 meses, ele precisa valer mais de R$ 1.
O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa: Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil. O custo de aquisição é conhecido pela nota de compra, mas o valor residual e os anos de vida úteis, em geral, são estimados pela empresa.
Quando o tema é Contabilidade, é comum que haja fórmulas específicas para chegar a um determinado resultado. O cálculo do valor residual é feito da seguinte forma: VR = Valor inicial – (depreciação x tempo de utilização).
Em uma fórmula simples, temos que: CAPEX = variação dos ativos — variação dos passivos. Esse cálculo é relevante porque se refere a um custo de investimento que aumenta a possibilidade de a empresa gerar lucro.
Para localizar o CAPEX, é necessário usar o fluxo de caixa, mais especificamente dentro da parte de investimentos. De forma geral, você encontrará a linha de descrição como "despesas de capital", "aquisições de imobilizado", "despesas de aquisição" ou "adições ao imobilizado".
Capex é uma sigla que em inglês significa capital expenditure e que diz respeito às despesas ou investimentos em bens de capital, por isso também chamamos de despesas de capital.
Despesas relacionadas com aquisição de máquinas equipamentos, realização de obras, aquisição de participações acionárias de empresas, aquisição de imóveis, concessão de empréstimos para investimento.
Investimento de uma empresa é todo o valor que o empreendedor (e/ou seus sócios) vão disponibilizar para sua abertura.
Todo dinheiro que sai da empresa com a expectativa de aumentar os lucros é um investimento. Além de aumentar a receita, investimentos podem ser feitos também para melhorar a imagem do negócio. Traduzindo: são gastos em bens ou serviços com expectativa de geração de benefícios futuros.
Os investimentos são produtos emitidos pelas instituições financeiras, empresas ou pelo próprio governo com o objetivo de captar recursos de forma mais barata que os empréstimos bancários. Em troca, eles oferecem uma taxa de rentabilidade ou benefícios, como se tornar sócio do negócio e recebimento de proventos.
Como montar um plano de investimento para sua vida financeira
Como criar um plano de investimentos?