Costure as barras de sua cortina e comece a marcar onde você irá posicionar cada ilhós. Em seguida, com todas as marcações feitas, com o auxílio do estilete ou do abridor de casinhas, corte o centro da marcação circular. Logo após, com o auxílio da tesoura, termine de cortar a marcação, seguindo o contorno circular.
O primeiro ilhós fica distante 2,0 cm da borda do tecido e a partir daí, faça uma distância proporcional à largura do seu tecido, geralmente de 10 a 12 cm de distância entre um e outro ilhós.
Para cada metro de cortina pronta você precisará de 3,00 de tecido para a largura, isso pra ficar uma cortina bacana com um franzido legal, se não pode fazer por 2,00 ou 2,50 ai fica mais ralinha tipo cortina pronta.
Meça a largura da janela (2 m, por exemplo) e multiplique por dois: 2 x 2 = 4 Então tire a medida da altura (digamos que o pé-direito tenha 2,60 m) e some 60 cm, medida suficiente para a confecção da barra e do cabeçote: 2,60 + 0,60 = 3,20 Por fim, multiplique os resultados: 4 x 3,20 = 12,80 m A fórmula vale para um ...
Fazer cortina sob medida Em média, uma cortina de tecido Jacquard sob medida, com 2,00m X 1,80m, sai por cerca de R$ 320,00 e pode ser feita por um tapeceiro. Já o designer de interiores irá cobrar cerca de R$ 70,00/m² para planejar a decoração e as mudanças, como a das cortinas do seu espaço.
Tamanho tecido:3,00(largura) x (até 2,70 de altura) A cortina de 3,00 metros é ideal para varão de até 1,50 metro de largura, pois o tecido sempre precisa ter o dobro de largura, para dar franzimento.
Com relação à altura, se você quiser cobrir do varão até o chão, utilize a cortina de 2,60 m ou 2,80 m de altura. Agora, para cobrir apenas as janelas, use as cortinas de 1,80 m de altura.
❚ COMPRIMENTO O ideal é que a cortina apenas toque o chão. Se houver sobra – essa bainha extra é chamada de arraste –, deve ser de no máximo 4 cm.
Agora, se o pé direito não for muito alto, tente colocar o varão a pelo menos 20cm da parte superior da janela. Outro ponto importante é a altura da cortina em relação ao chão. Se a cortina ficar arrastando no chão, vai acumular sujeira e prejudicar a circulação.
Há duas regras básicas quando se trata do comprimento das cortinas: Pendure o varão da cortina mais ou menos na metade do caminho entre o teto e o topo da janela. Meça (duas vezes!) e corte as cortinas de maneira que elas deslizem no chão quando penduradas.
Passo a passo
Neste caso, a cortina deve ter a largura da parede e 5cm a menos de altura da parede, pois a distância do varão para o teto não deve ser inferior a 5cm, evitando que a cortina encoste no teto. Caso queira deixar a cortina com mais ondulações, mais volumosa, você pode optar por um varão um pouco menor.
Você sabe a diferença entre cortina blecaute e corta luz? ... A cortina corta luz reduz a luminosidade em torno de 60% e a cortina blackout reduz até 100%. Para a sala de tv com claridade e sem o reflexo solar que incomoda tanto a cortina corta luz é a ideal.
A regra geral é optar por cortinas longas que vão do chão até o teto, esse tipo de cortina deixa a sala mais elegante e amplia o pé direito da casa. Deixe as cortinas curtas somente e apenas se houver algum móvel abaixo da janela que impeça o uso de um modelo longo.
Você deve fixar o varão no mínimo 10 cm acima da janela. Mas 20 a 30 cm é melhor. Altura correta do varão da cortina: 20 a 30 cm acima da janela. Foto via Histórias de Casa. O mais importante é que o tecido sempre deve tocar o piso.
Vamos lá:
No que diz respeito à largura das janelas, há mais flexibilidade: pode-se cobrir apenas a janela ou a parede inteira. "No caso de aberturas descentralizadas, indicamos utilizar cortinas na parede inteira, pois ajuda a disfarçar a diferença entre os lados”, indica Ieda.
Escolha entre cores neutras, acabamentos de madeira ou metal. Geralmente a cortina vai do teto até o chão, o que dá a impressão de um ambiente mais alto e aconchegante. Para dar melhor caída ao tecido, deixe 1 ou 2 cm a mais no comprimento.
Na opinião dos especialistas, usar cortina curta só em casos excepcionais. Elas ficam restritas a ambientes em que as longas não são bem vindas, quando há um móvel embaixo da janela, ou uma bancada, por exemplo.
No caso de você decidir decorar janelas sem usar cortinas, daremos algumas ideias muito interessantes e agradáveis que você mesmo poderá fazer:
A principal dica sobre como tapar as janelas de vidro é utilizar as cortinas blackout, que são especialmente fabricadas para impedir a passagem da luz solar e manter o ambiente fresco. Janelas com vidro fumê também podem ser opções interessantes.
Muitas vezes optamos por usar as cortinas no lugar de portas. Cortinas são versáteis e nos dão a possibilidade de criar pontos de cor no ambiente ou de neutralizar espaços muito frios. Uma cortina pode ser bem mais barata que uma porta. Mas o valor final depende do tecido, do tamanho e do tipo de suporte que vai usar.
É muito simples fazer esse tipo de cortina!
Passo a Passo de Como Fazer Cortinas de Varão Meça e corte o tecido nas laterais na medida desejada. Quanto à barra, corte o tecido da cortina com 20cm a mais da medida desejada. Dobre de 2 vezes de 10 em 10cm, alfinete e costure para formar a barra. No topo, repita o processo com a metade das medidas do item 2.